Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2014 - 07:44

Barra Mulher premia dez mulheres de destaque na Bahia


O evento promovido pelo Shopping Barra, em sua quinta edição, teve festa, troféu e muitas histórias de luta e reconhecimento.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que homenagear grandes mulheres de talento, força e destaque em diversas áreas de atuação na Bahia. Foi assim, com esse objetivo, que a festa de premiação do Prêmio Barra Mulher, promovido pelo Shopping Barra, aconteceu na noite do dia 11 de março (terça-feira), na Praça Central. Muita pompa, luxo e, acima de tudo, muito talento e histórias de luta e reconhecimento deram o tom da cerimônia, que teve direito a passarela de vidro luminosa, no estilo do Oscar. Ao som da banda de sopros, dez mulheres receberam a estatueta produzida pelo artista plástico baiano Ray Vianna e entraram para a história da quinta edição do Prêmio representando outras milhares de mulheres baianas. O coquetel contou com a presença de convidados ilustres, entre eles artistas, sociedade, empresários, autoridades, amigos e familiares das homenageadas.

Com o tema “Mulheres que promovem a felicidade”, as vencedoras foram: a médica oncologista Clarissa Mathias; a empresária e chef baiana Dadá; a diretora de Eventos da SALTUR Eliana Dumet; a criadora da Fundação Pequeno Príncipe Ildi Urményi; a empresária e diretora de relações institucionais do Instituto EcoDesenvolvimento, Inês de Carvalho; a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito; a ialorixá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Estella; a escritora e especialista na obra de seu pai Jorge Amado, Paloma Amado; a jornalista Paula Magalhães; e a chef, empresária e expert na cozinha típica e regional da Bahia, Tereza Paim.

“Nesta noite, comemoramos a evolução dos direitos das mulheres rumo ao reconhecimento da igualdade de gênero. Comemoramos a mulher como pessoa humana, igual. A mulher mãe, esposa, profissional, cidadã. Guerreira, política, transformadora. A mulher que orienta, que educa, que desenvolve. Apesar dos inúmeros e diferentes desafios das desigualdades de gênero, continuamos nos saindo vencedoras. Somos, a cada dia, protagonistas de uma das maiores revoluções de costumes da humanidade”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito. Para saber mais detalhes sobre cada uma das vencedoras, foi aberta ao público HOJE (12), na Praça Central, uma exposição que conta um pouco da trajetória de vida de cada uma delas. A mostra ficará até o dia 23.

“O Barra Mulher foi o primeiro troféu que recebi na vida. Depois dele, tive muita sorte. O Barra é o único shopping na Bahia a realizar esse tipo de iniciativa ousada e que terá para sempre o meu apoio, pois o prêmio é a valoração da mulher baiana. É o que faltava para a reconhecer essa mulher trabalhadora, profissional liberal, que luta por uma Bahia melhor, mais unida e socialmente mais solidária”, afirmou a desembargadora Luislinda Valois, que foi uma das homenageadas na 1ª edição do prêmio, em 2010, e fez questão de prestigiar o evento. Assim como ela, outras vencedoras do Prêmio de edições anteriores também estiveram presentes como a arquiteta Ana Paula Magalhães, a jornalista Patrícia Nobre e a empresária Regina Weckerle.

Para Leila Brito, o Prêmio Barra Mulher é um reconhecimento à atuação de mulheres que honram a condição feminina com dignidade, coragem e humanismo. “O espaço conquistado pela mulher é fruto da trajetória de lideranças femininas que deixaram suas marcas na história. Realizações como esta, que vêm consagrando a trajetória de mulheres marcantes, fortalece os esforços para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma. Compartilha da mesma opinião Inês de Carvalho, que acrescenta: “A condição que este prêmio nos concede nos obriga a chamar a sociedade a fazer uma reflexão sobre as muitas mulheres que encontram dificuldades em aderirem a uma condição de acolhimento, autoestima e bem-estar. Precisamos encontrar uma solução ou contribuir diretamente para que possamos estabelecer a liberdade e a cidadania plena dessas mulheres”.

O júri, responsável pela escolha das homenageadas foi composto por Antoine Tawil, Antonio Caramelo, Bel Borba, Fernando Guerreiro, Iolanda Rattmann, Isaac Edington, João Gomes, Licia Fabio, Lise Weckerle, Luislinda Valois, Patrícia Nobre, Rafaela Meccia, Geraldo Cordeiro, Rosemma Burlacchini Maluf, Sidney Quintela e Vera Rocha. A partir de HOJE (12), será aberta ao público a exposição que conta um pouco da trajetória de vida de cada uma das premiadas. A mostra ficará até o dia 23, na Praça Central.

Após a premiação, a mestre de cerimônia Luciana Fialho passou o comando para a banda de sopros, que animou e abrilhantou ainda mais a noite.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira