Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2014 - 07:30

FMC Technologies se reúne com 18 potenciais fornecedores durante o workshop Platec, promovido pela ONIP

A ONIP realizou, no final de fevereiro, a primeira edição do Workshop Tecnológico Platec 2014 (Plataformas Tecnológicas) na nova versão, cujo piloto foi apresentado no final do ano passado. Neste encontro, a ONIP reuniu 18 potenciais fornecedores para atendimento às demandas da empresa âncora FMC Technologies do Brasil. Na nova versão, o Platec atenderá demandas específicas das empresas e estará focado na área de equipamentos submarinos de alta tecnologia (subsea). No total, 12 projetos foram identificados.

Na versão 2014/2015 do Platec, o objetivo da ONIP é apresentar a demanda selecionada pela empresa âncora, identificar projetos inovadores e de alta tecnologia e potenciais fornecedores, como informou o superintendente da ONIP, Luis Mendonça. O vice-presidente da Firjan, Raul Sanson, destacou que o Brasil é o maior mercado mundial em subsea e com a realização do Platec, a ONIP está gerando novas oportunidades para os fornecedores e identificando tecnologias para suportar o desenvolvimento, especialmente do Rio de Janeiro, que é um dos principias centros de óleo e gás do país.

Os projetos de inovação a serem desenvolvidos poderão contar com financiamento da Finep. O chefe de produtos Financeiros Descentralizados, Marcello Camargo, apresentou duas linhas de crédito voltadas para micro e pequenas empresas, a Tecnova e o Inovacred, que podem financiar projetos de até 10 milhões com até 90% deste valor financiado.

O Platec teve a participação da FMC Technologies do Brasil -A FMC Technologies é uma empresa com atuação global voltada principalmente para fornecimento de sistemas submarinos de produção de petróleo e gás. Presente no Brasil há mais de 50 anos, possui centro de tecnologia e fábricas no Rio de Janeiro e tem participado ativamente no fornecimento de equipamentos e sistemas submarinos para os campos da Petrobras, Chevron e Shell. O diretor comercial da FMC Technologies do Brasil, José Mauro Ferreira, apresentou a empresa e elogiou a iniciativa da ONIP em selecionar e reunir fornecedores promovendo este encontro. “É uma ótima oportunidade para identificar potenciais fornecedores e apresentar os padrões de fornecimento que buscamos”, disse. O gerente de Categorias da FMC Technologies, Igor Barinov, fez uma apresentação de dois equipamentos que compõem a Árvore de Natal Submarina (equipamento instalado sobre o poço de petróleo), identificando os produtos e serviços com potencial de fornecimento pela cadeia de sub-fornedores. Nesta oportunidade destacou o processo de qualificação e requisitos necessários para se tornar um fornecedor da FMC Technologies, entre elas, a excelência na segurança, a gestão integrada de qualidade, a capacidade técnica e de produção, o custo competitivo e o prazo. A partir desta apresentação, os fornecedores se identificaram e foram cadastrados pela empresa para possíveis parcerias.

Platec -O Programa Plataformas Tecnológicas para a Indústria de Petróleo e Gás é uma ação conjunta da ONIP e IBP, financiado pela Finep com recursos do CT-Petro. Foi estruturado para promover o atendimento às demandas por inovação tecnológica da indústria de petróleo, gás e naval e busca identificar fornecedores nacionais com potencial para a nacionalização de bens e serviços de alta tecnologia. Desde 2012, a ONIP já analisou 1,2 mil itens com potencial para fabricação no Brasil durante os workshops. Nesse período, 1.420 empresas e instituições participaram dos eventos organizados em todo o país.

O Platec faz parte do conjunto de projetos do programa de desenvolvimento de fornecedores da ONIP – MultiFor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira