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26/02/2014 - 07:47

Marcopolo cresce 8,6% em 2013

Desempenho teve como base aumento nos segmentos de rodoviários e dos veículos Volare.

Caxias do Sul(RS)- A Marcopolo S.A. alcançou, em 2013, crescimento de 8,6% em sua receita líquida consolidada, com R$ 3,659 bilhões, contra os R$ 3,369 bilhões do exercício de 2012. O resultado é proveniente do aumento de produção, especialmente de modelos rodoviários e de veículos Volare. As vendas para o mercado interno geraram receitas de R$ 2,509 bilhões ou 68,6% da receita líquida total (68,2% em 2012). As exportações, somadas aos negócios no exterior, atingiram a receita de R$ 1,15 bilhão ou 31,4% do total, contra R$ 1,07 bilhão no exercício anterior, com crescimento de 7,5%

De acordo com José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, 2013 caracterizou-se como um ano de novos desafios e turbulências para a indústria de ônibus e carrocerias no Brasil, principalmente ao longo do segundo semestre. “Em junho, as manifestações populares, que iniciaram em decorrência do aumento anunciado das tarifas de ônibus e que depois se somaram a outras reivindicações, exigiram a redução das tarifas e melhorias no transporte público. Como consequência, alguns governos municipais decidiram por congelar as tarifas, o que resultou em menor demanda por ônibus urbanos”, explica de la Rosa.

Somado a isso, a publicação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do edital de licitação das linhas interestaduais trouxe incertezas também para o mercado de ônibus rodoviários, afetando a entrada de novos pedidos. “A despeito do cenário mais desafiador, a receita líquida da Marcopolo cresceu em comparação ao ano anterior, assim como a produção no Brasil, que aumentou 5,0%, e a produção mundial consolidada, com elevação de 4,0% no mesmo período.”

No mercado externo, a receita advinda das exportações a partir do Brasil foi beneficiada pela desvalorização do real frente ao dólar norte-americano e pelo Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários [Reintegra], válido até o final de 2013. Em relação às unidades controladas da Marcopolo no exterior, o destaque foi a Volgren, na Austrália, cuja produção aumentou 21,6% em 2013 em relação a 2012. No total, as operações da Marcopolo no exterior contribuíram com um volume de 2.154 unidades em 2013.

Perspectivas para 2014 -O cenário de incertezas em relação ao mercado brasileiro de ônibus, que se iniciou na segunda metade do ano passado, ainda persiste neste início de 2014. Contudo, em razão da proximidade da Copa do Mundo a demanda por ônibus nos segmentos de turismo e de transportes intermunicipais cresceu, e pedidos de BRTs, já em carteira, estão compensando em parte o arrefecimento nos demais segmentos.

No mercado externo, a desvalorização do real em relação ao dólar segue impulsionando as exportações, especialmente a partir do quarto trimestre do ano passado. Além dos mercados tradicionalmente importadores, a Marcopolo vislumbra negócios importantes de exportação para países na América Central e África, em sua maioria voltados à implementação de novos projetos de BRTs e mobilidade urbana nessas regiões.

Em relação às unidades controladas da Marcopolo no exterior, é importante destacar o lançamento, no final de 2013, dos modelos da Geração 7 de ônibus rodoviários no México, totalmente nacionalizados, que tiveram excelente receptividade pelos clientes locais. Na África do Sul, a MASA obteve êxito em dois importantes lotes para a renovação dos sistemas de BRTs em Johanesburgo e Pretória, cujas entregas iniciaram em 2013 e se estenderão até 2015.

Conforme comunicado divulgado pela companhia no dia 16 de dezembro de 2013, as expectativas de desempenho para 2014, mantidas as condições atuais de mercado e do desempenho econômico dos países onde opera, são: (i) investimentos programados no montante de R$ 160,0 milhões; (ii) atingir a receita líquida consolidada de R$ 3,8 bilhões (R$ 4,4 bilhões no padrão contábil anterior); e, (iii) produzir 20.850 ônibus nas unidades do Brasil e do exterior (33.000 unidades no padrão contábil anterior).

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