Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2014 - 09:20

Alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais recebem preparação para o mercado de trabalho

O convênio entre a Anglo American e a Secretaria Estadual de Educação beneficiará cerca de mil e trezentos estudantes de sete escolas na região de influência direta do Projeto Minas-Rio.

Uma parceria entre a Anglo American e a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE-MG) irá beneficiar aproximadamente mil e trezentos estudantes da rede estadual de ensino de sete escolas dos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim. O objetivo principal é preparar os jovens para inserção no mercado de trabalho por meio do fornecimento de informações técnicas sobre carreiras e oportunidades de emprego, principalmente nessas três localidades, que compõem a região de influência direta do Projeto Minas-Rio, empreendimento da empresa em fase de implantação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O convênio é uma iniciativa do Mover Educação, braço do programa Mover da Anglo American que tem como principais metas preparar e qualificar a mão de obra local das comunidades de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, que agora será parte integrante do programa Minas Presente na Escola, do governo do Estado de Minas Gerais. Um outro objetivo da parceria é ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola por meio de atividades lúdicas e culturais no contraturno das aulas nas instituições de ensino da rede pública estadual.

“Esse convênio reforça o compromisso da Anglo American com o desenvolvimento social e sustentável das comunidades onde atua e prioriza o fomento à preparação e capacitação profissional, além de apoiar a geração de emprego e renda. Os jovens poderão se preparar para as oportunidades de trabalho com a implantação e futura operação do Projeto Minas-Rio na região”, ressalta Claudiana Silva, gerente de Recursos Humanos da diretoria de Operação do Projeto Minas-Rio da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.

Para a coordenadora do Programa Minas Presente na Escola da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE –MG), Alice Gama, “essa parceria é de grande importância porque vai contribuir para ampliar o entendimento do mercado de trabalho juntamente a jovens que estão em uma região de grande potencial. E o fato de profissionais da Anglo American compartilharem sua experiência com os alunos, pela força do exemplo, se torna uma fonte de esperança e perspectiva profissional para os estudantes”, destaca.

As atividades da parceria serão iniciadas nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, quando ocorrerá um encontro em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte, que reunirá representantes das Superintendências Regionais de Ensino de Guanhães e Diamantina, da SEE-MG, da Anglo American e de escolas contempladas nos três municípios. A previsão é que 140 docentes, entre professores e gestores, participem das atividades do convênio, que se estenderão até novembro desse ano.

Os focos principais das ações da parceria serão a oferta de conhecimento técnico aos alunos para inserção no mercado de trabalho e concessão de visibilidade às oportunidades de carreira de níveis técnicos e superior. A primeira fase do convênio com os alunos será iniciada com a ação “Loucos por Conhecimento”, no próximo dia 27 de fevereiro, que será realizada por meio de encontros, fora do horário de aula, para utilização da ferramenta educativa Portal Mover, sob a orientação de um professor facilitador. As sessões terão cerca de duas horas e serão realizadas na unidade móvel do programa, o ônibus Mover.

Os estudantes terão oportunidade de assistir a conteúdos sobre inclusão digital e preparação para o mercado de trabalho.

As escolas, por meio do programa Minas Presente na Escola, contarão, a partir de março, com a realização de ações como as Rodas de Conversa, que serão encontros com profissionais da Anglo American em cada escola para que os estudantes possam conhecer os cursos técnicos e de capacitação oferecidos na região e as oportunidades do mercado de trabalho; Café com Professores, uma iniciativa de sensibilização como estratégia de apoio à mobilização dos alunos para participação das atividades oferecidas, e Oficinas de Histórias em Quadrinho, que serão promovidas, no primeiro semestre, para trabalhar de forma lúdica os temas ligados à questão profissional na juventude com o uso da linguagem dos quadrinhos. Também há a proposta de que, com o desenvolvimento das ações, sejam realizadas feiras de profissões nas escolas, abertas à comunidade.

Projeto Minas-Rio: principal projeto mundial da Anglo American, o Minas-Rio está em fase de obras e atingirá, em sua primeira fase, uma capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; com 525 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da LLX com 49% de participação, localizado em São João de Barra (RJ).

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders - investidores, clientes, parceiros e empregados - para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores projetos de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo, e o Sistema Amapá, em operação nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Santana; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.[www.angloamerican.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira