Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2014 - 07:07

FPSO Cidade de Ilhabela chega ao Brasil


Unidade irá operar no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos.

O FPSO Cidade de Ilhabela (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e tratamento de gás), programado para operar no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, chegou ao Rio de Janeiro no dia 29 de dezembro, vindo da China, onde foi convertido a partir de um navio petroleiro no estaleiro CXG.

Desde o dia o dia 12 de janeiro, o FPSO está atracado no estaleiro Brasa, em Niterói, para a conclusão das operações de içamento e integração dos módulos da planta de processamento. A obra de integração dos módulos será executada pelo estaleiro em parceria com a SBM Offshore e o Grupo Synergy. O estaleiro Brasa também é responsável pela construção de 13 dos 18 módulos que compõem a planta de processamento do FPSO Cidade de Ilhabela.

A plataforma, que tem capacidade para armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo, deve entrar em operação no segundo semestre de 2014. Instalada em profundidade de 2.140 metros, terá capacidade para processar até 150 mil barris por dia (bpd) de petróleo e comprimir diariamente 6 milhões de m³ de gás.

Além da Repsol Sinopec Brasil (25%), o consórcio que detém a concessão do campo de Sapinhoá, no bloco BM-S-9, é operado pela Petrobras (45%) e tem também a BG E&P Brasil (30%) como parceira. O FPSO Cidade de Ilhabela foi afretado ao consórcio SBM/QGOG (Queiroz Galvão Óleo e Gás), que será responsável pela operação da unidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira