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07/02/2014 - 07:42

VLI amplia frota com oito locomotivas da GE Transportation


Nesta semana, a GE Transportation fez a entrega de quatro locomotivas Dash9 com índice de nacionalização superior a 50% para a VLI. As máquinas, fabricadas em Contagem (MG), são apropriadas para trechos de bitola métrica – trilhos com distância entre eles igual a 1 metro – e passarão a fazer parte da frota que atende o transporte de carga nos principais corredores logísticos da companhia: Centro-Leste e Centro-Sudeste.

A VLI encomendou oito locomotivas seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES. O acordo, fechado em 2012, tem duração de três anos e prevê alcançar índice de nacionalização de até 60%.

A parceria com a GE Transportation faz parte dos planos da VLI de ampliar a sua frota de material rodante. “O incremento da frota com locomotivas de alta tecnologia produzidas pela GE Transportation está totalmente ligado ao movimento estratégico de ampliar o volume das nossas operações ferroviárias em mais de 50% até 2017”, afirma Marcello Spinelli, diretor-presidente da VLI.

O modelo Dash9, voltado para a bitola métrica, favorece a operação em trechos sinuosos. A locomotiva combina alto esforço trator com baixo peso por eixo e é a única da categoria equipada com tanque de combustível com capacidade de 15 mil litros. Atualmente, o Brasil tem uma extensão de 23 mil quilômetros em ferrovias de bitola métrica, o que representa praticamente 80% da malha ferroviária do País.

“Para a GE Transportation é uma grande satisfação contribuir para a expansão das operações no transporte de carga e para intensificar ainda mais os resultados positivos conquistados pela VLI”, avalia Rogério Mendonça, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina.

Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) -O Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES é um plano progressivo com metas de nacionalização anuais. Por meio dele, as empresas que adquiram equipamentos acessam linhas de financiamento com prazo de até 10 anos para pagamento e taxas de juros, que em 2013, foram de até 3,5% ao ano.

“A parceria com o BNDES para a nacionalização de locomotivas introduz novas tecnologias na cadeia nacional e ajuda a transformar o País em um polo de produção no segmento ferroviário”, afirma Mendonça. “Entendemos que o plano é uma oportunidade para fomentar a indústria ferroviária brasileira e ainda facilitar a aquisição das locomotivas. Desta forma, todos ganham”, conclui o executivo.

Perfil - A VLI é empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A bordo de uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta as riquezas do Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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