Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2013 - 06:14

Workshop Tecnológico Platec, promovido pela ONIP identifica 14 fornecedores para a Formatus

Empresa especializada em válvulas especiais para o setor de petróleo apresentou demanda para produção de sete equipamentos.

A ONIP apresentou o novo modelo que adotará a partir de 2014 para a realização do Workshop Tecnológico Platec (Plataformas Tecnológicas), durante a 12ª edição do evento, realizado no dia 17 de dezembro (terça-feira). Na nova versão, o Platec atenderá demandas específicas das empresas e estará focado na área de equipamentos submarinos de alta tecnologia (subsea). A Formatus Indústria Mecânica inaugurou este modelo e identificou 14 fornecedores capacitados para a produção de itens de cada um dos sete equipamentos apresentados durante o workshop.

Segundo o superintendente da ONIP, Carlos Camerini, este é o objetivo da nova versão do Platec, ou seja, apresentar a demanda específica de uma empresa e identificar projetos inovadores e de alta tecnologia e potenciais fornecedores. Para 2014 está prevista a realização de seis workshops Platec, um a cada dois meses. O vice-presidente da Firjan, Raul Sanson, elogiou a iniciativa da ONIP e afirmou que a partir da realização do Platec está sendo possível desenvolver de forma eficiente a cadeia de fornecedores para uma área tão importante como a de subsea. “O maior investimento em offshore está no Brasil e este modelo da ONIP de atrair fornecedores e compradores contribui para desenvolver a indústria local”, disse.

O diretor técnico da Formatus, Adriano Figueiredo, detalhou os itens dos seguintes equipamentos: lançador de Pig (Pig Launcher); Hotstab Check Valve.

5000 psi; Hotstab Clamp Hub; Válvula Reguladora de Pressão a gás; Check valves; Valves 3 Way; e Special Coating Valves. A partir desta apresentação, os fornecedores se identificaram e foram cadastrados pela empresa para possíveis parcerias. Segundo ele, a empresa tem possibilidade de ampliar sua atuação na área de subsea e precisa ter fornecedores capacitados em sua carteira. “Depois desta parceria com a ONIP, nosso horizonte se ampliou e nos mostrou a possibilidade de encontrar fornecedores capacitados para nos atender que até então não tínhamos conhecimento”, explicou.

A 12ª edição do Platec abordou o tema válvulas especiais e acessórios subsea e contou com a presença de 45 participantes, a maioria empresas fornecedoras. Os projetos de inovação que precisarão ser desenvolvidos poderão contar com financiamento da AgeRio, Agência Estadual de Fomento, que contou com a participação do Chefe de Departamento de Renda Variável, Cláudio Moraes e da Finep, parceiros da ONIP no Platec. O representante da Financiadora no evento, Arthur Valle Fonseca, apresentou as linhas disponíveis, entre elas, o Inovacred que disponibiliza financiamentos para projetos de inovação a partir de R$ 3 milhões até R$ 90 milhões, dependendo do projeto e do porte da empresa.

Desde 2012, a ONIP já identificou cerca de mil itens com potencial para fabricação no Brasil em 380 projetos elencados durante os workshops. Nesse período, 969 empresas e instituições participaram dos workshops organizados em todo o país.

Platec - O Programa Plataformas Tecnológicas para a Indústria de Petróleo e Gás é uma ação conjunta da ONIP e IBP, financiado pela Finep com recursos do CT-Petro.

Foi estruturado para promover o atendimento às demandas por inovação tecnológica da indústria de petróleo, gás e naval e busca identificar fornecedores nacionais com potencial para a nacionalização de bens e serviços atualmente importados. Nem todas as oportunidades identificadas resultam na montagem de um projeto de imediato. Quando não há interesse, a oportunidade é cadastrada como projeto potencial para ser levada a outros workshops. O Platec faz parte do conjunto de projetos do programa de desenvolvimento de fornecedores da ONIP – MultiFor.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira