Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2013 - 08:44

De forma inédita, RNP transmitiu cirurgias ao vivo em 4K para os Estados Unidos

No dia 10 de dezembro (terça-feira), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoveu a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4k (resolução quatro vezes superior à full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos. Foram transmitidas cirurgias de próstata, fígado, buco-maxilo e coração para 150 pessoas em San Diego e 60 no Brasil. A plateia brasileira contou com funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Universidade de Brasília (UnB), além de médicos e pesquisadores. Na Califórnia, a demonstração fazia parte do CineGrid, evento que conta com a participação de profissionais de cinema e tecnologia da informação vindos de todas as partes do mundo, além de médicos e pesquisadores da Universidade de San Diego.

“Esse projeto permite que a tecnologia seja utilizada para potencializar a pesquisa e a educação no nosso país. Ele favorece a segunda opinião médica e a formação permanente dos profissionais de saúde. Como eram cirurgias, optamos pela transmissão em tempo real e sem compressão para ser o mais fiel possível à realidade”, explica Ana Veiga, gerente do programa de soluções digitais para saúde da RNP. Ela ressalta que a utilização de equipamentos relativamente baratos permitirá, a médio prazo, que todos os hospitais universitários brasileiros contem com esse serviço.

Os procedimentos foram feitos nos hospitais universitários federais de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), do Espírito Santo (HUCAM/UFES) e do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN), além da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), em parceria com a RNP, foi responsável por desenvolver o pacote de software utilizado na transmissão. O “Player Fogo” transmite, reproduz, armazena e transcodifica vídeos UHD (Ultra Alta Definição, traduzido do inglês).

Perfil da RNP - Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira