Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2013 - 07:57

Inovação pela Produção de Ovos Naturais Antibiotic Free confere a Korin Agropecuária,


Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio ECO AMCHAM. A construção de uma cadeia de valor inovativa embasada no uso eficiente de recursos naturais e de bem estar animal na produção de ovos de qualidade diferenciada, livre de antibióticos e quimioterápicos, faz da Korin a campeã em processos de produção sustentáveis da Câmara Americana de Comércio para o Brasil

São Paulo – O desenvolvimento de quase 20 anos em pesquisas tem resultado em inovação na cadeia agrícola, e não há hoje no país uma empresa do setor agropecuário nacional como a Korin Agropecuária, com tanta diversificação em seu portfólio de produtos, que vão desde compostos naturais para o uso agrícola como os insumos da linha Bokashi, até produtos desenvolvidos em terceiros como é o caso do macarrão orgânico importado da Itália. A Korin é pioneira no país a estabelecer um processo produtivo em escala industrial de avicultura sem uso de antibióticos, promotores artificiais de crescimento, quimioterápicos e ingredientes de origem animal na dieta das aves.

“As cadeias produtivas do setor avícola no país possuem uma estrutura coesa dominada por grandes agroindústrias. Há uma acirrada disputa de preços, reduzindo margens de lucros, o que inibe o ingresso do pequeno produtor ou de pequenas agroindústrias, ou mesmo iniciativas de se produzir em menor escala. Assim, para se estabelecer neste mercado é importante um diferencial produtivo com atributos específicos de qualidade. A Korin estabeleceu-se no mercado por intermédio desses diferenciais. O objetivo principal da empresa é fornecer à sociedade alimentos mais seguros e saudáveis”, enfatiza Reginaldo Morikawa, diretor-geral da empresa que acaba de conquistar pelo segundo ano consecutivo o Prêmio AMCHAM ECO 2013, pela sustentabilidade na cadeia de produção dos Ovos, idealizado e concedido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil.

A empresa mantém atualmente, além de seu carro chefe que é o Frango Antibiotic Free, uma atuação transversal em diversas cadeias produtivas como a de ovos, insumos agrícolas, frutas, legumes, verduras, grãos, eucaliptos, arroz, feijão e mel. A unidade industrial da Korin em Ipeúna iniciou suas atividades com a produção de aves de corte com métodos alternativos à avicultura convencional. O sucesso do negócio vem permitindo que a empresa atue em outros segmentos, como é o caso da produção de ovos de galinhas criadas sem uso de antibióticos, que segue os mesmos métodos de nutrição e bem-estar animal das aves.

Essa produção teve início em 2006 e até 2012 o alojamento das 37 mil aves estava dividido entre granjas próprias e apenas um produtor parceiro. A produção resultante dessas aves passou a não ser suficiente para atender a demanda dos consumidores. Para ampliação da produção, a partir de 2013 foram firmadas parcerias com dois outros produtores parceiros e, até o final do ano serão 90 mil aves alojadas que produzem em média, 70 mil ovos por dia.

Investimento em Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos-Devido ao sucesso de seu principal produto, frango de corte, o faturamento da empresa aumentou em 153% nos últimos 4 anos e há 3 anos reverteu-se a curva de gastos aplicados em anos de desenvolvimento para um lucro financeiro. Essa evolução permitiu a execução de projetos de expansão e melhorias. Aumentou-se o número de produtores, aves alojadas e funcionários. Instalações e equipamentos foram modernizados. Com o aumento da produção, custos fixos foram diluídos, o que viabilizou ainda mais o negócio. A aquisição de um silo de armazenamento para 3 mil toneladas de milho e um secador de grãos em 2011 possibilitou o fomento aos produtores e compras antecipadas e diretas de milho de pequenos produtores locais, fortalecendo enormemente a cadeia de suprimentos sobretudo de um grão vital como é o caso do milho.

“Isto vem conferindo competitividade à Korin na medida em que tal fato contribui, sobretudo para a redução de custos, uma vez que a ração das aves perfaz 60 a 70% dos custos de produção de ovos. Outro fato positivo é que a qualidade do milho adquirido dos produtores locais é maior do que aquele comprado de grandes armazéns que no mais das vezes, comercializam grãos de safras anteriores e consequentemente com qualidade defasada. Tal fator tem um enorme impacto na saúde e produtividade das galinhas”, afirma Morikawa.

A Korin é uma empresa brasileira que segue os princípios da Agricultura Natural, sistema agroalimentar preconizado por Mokiti Okada (Japão, 1882-1955). Fundada em 1994 em São Paulo produz e comercializa produtos naturais e orgânicos priorizando a saúde de produtores e consumidores, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social. Sua missão é oferecer alimentos seguros e de alta qualidade, gerando e validando tecnologias que resultam em sistemas produtivos apoiados no respeito à natureza e na saúde humana. Atua como elemento fundamental na construção de cadeias de valor na medida em que agrega aos seus processos diferenciais de produção, e transmite essas informações aos seus consumidores e a todos os demais agentes envolvidos em sua cadeia de suprimentos.

A produção de ovos Korin é baseada na tecnologia desenvolvida pela empresa para frangos de corte AF, com adaptações para galinhas poedeiras. Utiliza igualmente mecanismos de certificação, sendo o principal deles o selo AVAL - Associação de Avicultura Alternativa. Tal selo distingue significativamente o produto ovo. É o primeiro selo de certificação no Brasil e provavelmente no mundo atestando o não uso de antibióticos e promotores artificiais de produtividade em qualquer fase do ciclo de produção das aves. A AVAL atualmente vem trabalhando com seu corpo técnico formulando novas normas mais específicas com vistas a atender diversas demandas do setor produtivo de frangos e ovos que vem se especializando em produções diferenciadas como é o caso da produção de ovos orgânicos e ovos caipiras.

A produção de ovos nesse sistema consegue ilustrar muitos dos princípios que regem os sistemas de produção da empresa. O fato das aves serem criadas fora de gaiolas representa uma condição que permite que os animais caminhem, disputem parcimoniosamente o alimento, estabeleçam vínculos hierárquicos e sociais e expressem comportamentos intrínsecos à espécie como botar ovos em ninhos, empoleirar, ciscar, dispersar calor pela abertura das asas, etc. Tais condições criam um ambiente que se harmoniza perfeitamente com a ideia de uma produção embasada nos princípios e na assimilação da natureza. Esses diferenciais chegam ao consumidor e conseguem exemplificar de forma muito ilustrativa a comparação com sistemas convencionais de produção de ovos.

A busca contínua por novas possibilidades de negócios proporcionou o desenvolvimento e concretização de novas linhas de produtos pela empresa, como a produção de ovos. A atividade teve início com pequenos lotes em granjas internas e, devido aos interessantes resultados, foram aumentando em número e tamanho. Atualmente expande-se para granjas em formato de parcerias com produtores em sistema similar ao formato utilizado para frangos de corte, ou seja, com produtores que se integram ao processo. A produção de ovos da empresa está alicerçada nos princípios da Agricultura Natural e amplia a reputação da empesa entre os consumidores, que cada vez mais atribuem à marca características de sustentabilidade, saúde, respeito à natureza e responsabilidade social.

A produção de ovos Korin se estabeleceu consolidando uma perfeita sinergia de processos anteriormente estabelecidos, como a produção de frangos de corte devido à curva de aprendizado de saberes desenvolvidos, estruturas físicas, elementos humanos capacitados, parcerias com empresas de fornecimento de insumos (“premix” vitamínico mineral livre de antibióticos) e demais fornecedores de produtos naturais (probióticos, óleos essenciais de plantas, fitoterápicos e aminoácidos extraídos de fontes naturais). | www.korin.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira