Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2013 - 07:32

DHL Express adota solução da NeoGrid para a emissão de CT-e em transportes internacionais

Empresa, que já usava ferramenta para transportes domésticos, passa também a usar nos transportes internacionais.

Já está em vigor há mais de um mês, a nova regra do Governo Federal que exige o uso do CT-e (Conhecimento Eletrônico de Transporte) em substituição aos documentos fiscais de transporte de carga em papel. De acordo com a Secretaria da Fazenda Nacional, O CTe passou a ser obrigatório em Agosto de 2013, sendo a DHL Express a primeira companhia de logística a adequar sua operação em conformidade com a nova legislação, baseada na SINIEF Nº 09 de 25 de Outubro 2007. A DHL Express, que atua no Brasil desde o final da década de 70 e já está presente em 1.594 cidades brasileiras, assumiu a frente nesse processo. "Fomos a primeira empresa de transportes expressos internacionais do Brasil a adaptar nossos sistemas às novas exigências da Secretaria da Fazenda Nacional para a geração do CT-e Internacional", comemora o CEO da companhia, Joakim Thrane.

Junto à NeoGrid, empresa líder no segmento de supply chain management (gerenciamento da cadeia de suprimentos), a DHL Express desenvolveu uma solução customizada para emitir o CT-e, permitindo diversos benefícios como o gerenciamento eletrônico de documentos fiscais e a possibilidade de preparar envios de não-documentos pela importação da nota fiscal eletrônica. O volume de informações digitadas manualmente também diminui, reduzindo a possibilidade de erros humanos, além da diminuição no consumo de papel. A DHL Express começou a utilizar as soluções NeoGrid em janeiro do ano passado e, em agosto deste ano, ampliou os serviços para as operações de transportes internacionais.

Outra vantagem apontada pelo CEO da compahia sobre a nova ferramenta é que ela trouxe agilidade no tratamento e recuperação de exceções. Um exemplo disso é a possível rejeição de um CT-e pela Secretaria da Fazenda Nacional (SEFAZ), quando esta considera inconsistentes as informações fornecidas pelo cliente. Nesses casos, o sistema permite ao setor de atendimento a clientes identificar rapidamente a questão, fazer contato com o mesmo e obter a informação que a SEFAZ exige. Com os dados corrigidos, o CT-e é reencaminhado rapidamente, minimizando o impacto no tempo de trânsito. "Estamos falando de um processo 100% automatizado que substituiu a Nota Fiscal impressa de Prestação de Serviço de Transporte com muita eficiência e maior agilidade", comenta Fabio Paoli CIO da companhia.

Depois um processo de avaliação de alternativas no mercado a solução da NeoGrid foi escolhida. A ferramenta precisou cinco meses para entrar em operação nas filiais e centros de distribuição da DHL Express. A companhia também atua em outros 219 países, fazendo parte do grupo Deutsche Post DHL (DP DHL). O diretor comercial da NeoGrid, Bruno Teixeira, afirma que os principais objetivos da solução são melhorar a eficiência do transporte e o atendimento aos clientes da DHL, por meio de automatização das atividades, bem como reduzir os custos altos de impressão e de armazenagem de documentos pelo prazo legal da SEFAZ e o aumento de segurança do processo. "A solução NeoGrid existe para auxiliar as transportadoras e indústrias a cumprir estas obrigatoriedades, minimizando os impactos financeiros da nova regra sobre os custos do transporte. O NeoGrid CT-e é rápido e fácil de ser implantado:, pois sua operação é feita por meio de um portal Web dinâmico, acessível para empresas de todos os portes e segmentos", ressalta Teixeira.

A obrigatoriedade já está valendo para os modais ferroviário, dutoviário, aéreo e aquaviário. O CT-e é um documento de existência exclusivamente digital, com validade jurídica, que deverá substituir diversos documentos fiscais relacionados à prestação de serviços de transportes. A sua finalidade é tornar mais prático o procedimento e trazer maior segurança na troca de informações. Dessa forma, as paradas em postos de fiscalização interestaduais se tornam muito mais rápidas, uma vez que bastará mostrar uma impressão do CT-e para que o fiscal localize o registro da viagem e dados referentes às mercadorias.

DHL - A companhia de logística para o mundo: a DHL é a líder global de mercado na indústria de logística e "A empresa de Logística para o mundo". DHL oferece aos seus clientes a sua experiência em frete expresso, aéreo e marítimo internacional, rodoviário e ferroviário, serviços de correio internacional e logística. Uma rede global composta por mais de 220 países e territórios e cerca de 275.000 funcionários no mundo todo oferece aos clientes qualidade de serviço superior e conhecimento local para satisfazer seus requisitos de cadeia de suprimentos. A DHL aceita sua responsabilidade social, apoiando a proteção do clima e gestão e educação desastre. A DHL faz parte do Deutsche Post DHL. O grupo gerou receita de mais de 55.000 milhões de euros em 2012.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: