Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2013 - 07:32

Grupo de investidores liderados pela Advent adquire 22% da Ocensa, maior oleoduto da Colômbia

Cenit, subsidiária da Ecopetrol, continuará com o controle da Ocensa.

Bogotá, Colômbia – Um grupo de investidores liderado pela companhia global de private equity Advent International acaba de assinar um acordo para a compra de parte minoritária da Oleoducto Central S.A. (Ocensa), maior sistema de transporte de petróleo da Colômbia. Pelo acordo, os dois maiores fundos de pensão do país – a Administradora de Fondos de Pensiones y Cesantías Porvenir S.A. (Porvenir) e a Administradora de Fondos de Pensiones y Cesantía Protección S.A. (Protección) – farão parte de um fundo de coinvestimento formado pela Advent (LAPEF V OC Co-Investment LP) para a aquisição de 22% da Ocensa que hoje pertencem às empresas Talisman Energy Inc. (Talisman), Total Colombia Pipeline (Total) e Compañía Española de Petróleos S.A.U. (CEPSA). A Cenit S.A.S. (Cenit), uma subsidiária da Ecopetrol S.A., maior companhia integrada de gás e óleo da Colômbia, manterá o controle do capital da Ocensa. A transação está sujeita às condições costumeiras de fechamento e deve ser finalizada nas próximas semanas.

Criada em 1994, a Ocensa gerencia o maior oleoduto da Colômbia, com capacidade de bombeamento de 590 mil barris diários, oito estações e quatro diferentes segmentos que se estendem por 830 quilômetros. É o principal oleoduto entre a região colombiana de Llanos e o oceano Atlântico e transporta aproximadamente 60% da produção de petróleo da Colômbia, que representa 70% de toda a exportação do País.

O grupo de investidores liderado pela Advent trabalhará ao lado da Cenit e da equipe de gestão da companhia para suportar o crescimento contínuo do negócio. A Ocensa é estrategicamente bem posicionada para gerenciar a expansão continua da produção de petróleo da Colômbia, que quase dobrou nos últimos seis anos e deve continuar crescendo nos próximos anos. O sistema da Ocensa opera a quase 100% de sua capacidade e a companhia começou um projeto de expansão por fases para ampliar sua capacidade em aproximadamente 30%.

“Estamos felizes em dar as boas vindas ao grupo de investidores liderados pela Advent como novos investidores da Ocensa e estamos entusiasmados em continuar trabalhando com todos os nossos acionistas para expandir a companhia e garantir que esse ativo crítico mantenha seu desempenho com segurança e confiabilidade”, afirma Luisa Lafaurie, presidente da Ocensa. “Também queremos agradecer a Talisman, Total e CEPSA por sua contribuição em nosso sucesso.”

Mauricio Salgar, Managing director da Advent e responsável pelo escritório da empresa em Bogotá, destaca que “a Ocensa é um ativo estratégico para a Colômbia devido à importância da exportação de petróleo na economia do País. Além disso, a companhia opera o oleoduto mais eficiente e confiável no País e tem um modelo de negócios atraente. Estamos ansiosos em contribuir com nosso expertise e em trabalharmos com nossos novos parceiros para assegurar que a companhia mantenha sua posição de liderança enquanto continua a atender as necessidades de infraestrutura da Colômbia”.

Gurinder Grewal, diretor da Advent baseado em Boston e um dos responsáveis pela estratégia da companhia na área de energia, ressalta que a Ocensa é a quarta transação da Advent no setor de energia nos últimos três anos, dando sequência aos investimentos na BOS Solutions, NCS Energy Services e P2 Energy Solutions. “Isso destaca nossa crescente, e agora global, atuação no setor. Assim como nos outros investimentos, estamos animados para atuarmos em parceria com um grande time de gestores e ansiosos para trabalhar com eles nos próximos anos”.

O investimento na Ocensa é o terceiro da Advent na Colômbia desde que a empresa abriu escritório em Bogotá em 2011 e faz parte da estratégia de investir em setores em que a companhia tem amplo expertise global, como nos segmentos de energia, indústria farmacêutica e serviços financeiros. Em novembro de 2011, a Advent adquiriu a fabricante e distribuidora de medicamentos Biotoscana e, em junho de 2013, adquiriu 50% da Alianza Fiduciaria, gestora independente de bens e ativos líder no País. A Advent tem investido na América Latina há 17 anos e durante esse período suportou 47 companhias em oito países.

J.P. Morgan Securities LLC (leader advisor), Banco Itaú BBA S.A., Citigroup Global Markets Inc. e o escritório de Nova Iorque da Natixis suportaram a Advent na operação, enquanto os escritórios de advocacia Gómez-Pinzón Zuleta Abogados S.A. e o Weil, Gotshal & Manges LLP atuaram como conselheiros legais, e a Ernst & Young Ltda. e a KPMG LLP forneceram consultoria tributária. A Talisman foi aconselhada conjuntamente pela BMO Nesbitt Burns Inc. e a Credit Suisse Securities. A Total e a CEPSA foram aconselhadas pela TD Securities.

Advent International - Fundada em 1984, a Advent International é uma das maiores e mais experientes empresas globais focadas exclusivamente em private equity. Desde que foi criada, a empresa já investiu em mais de 280 companhias em 36 países, alcançando mais de 230 saídas totais ou parciais. Atualmente a Advent tem sob sua gestão cerca de US$ 31,6 bilhões em ativos.

Com escritórios em quatro continentes, a Advent conta com uma equipe globalmente integrada de mais de 170 profissionais de investimento na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. A empresa concentra-se em aquisições e transações estratégicas de reposicionamento em cinco setores principais, incluindo serviços de negócios e financeiros, saúde, indústria, varejo, consumo e lazer, tecnologia, mídia e telecomunicações. Após 29 anos dedicados ao investimento internacional, a Advent continua empenhada em estabelecer parcerias com as equipes de gestão para garantir receitas sustentáveis e crescimento com lucros para as empresas do portfólio.[www.adventinternational.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira