Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2013 - 07:54

Comitê Rio450 vai preparar a cidade para celebrar seus 450 anos


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes lançou oficialmente, no dia 05 de dezembro (quinta-feira), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o Comitê Rio450, que vai coordenar os preparativos e elaborar um calendário de ações e eventos relacionados aos 450 anos de fundação da cidade, comemorado em 1º de março de 2015. Além disso, Paes assinou ainda um decreto que institui o Comitê e organiza a dinâmica de avaliação de projetos com vistas às comemorações.

No evento, que teve como cerimonialista a atriz Fernanda Torres, o prefeito apresentou as duas primeiras iniciativas do Comitê Rio450, que já serão implementadas a partir desta quinta-feira. São elas um concurso para a escolha da marca do aniversário de 450 anos e um portal colaborativo por meio do qual os cariocas poderão sugerir ideias para serem realizadas em 2015. O portal e o edital do concurso podem ser acessados através do endereço [www.rio450anos.com.br].

Acompanhado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy; pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho; por autoridades municipais; além de convidados, Paes falou sobre a importância da celebração dos quatro séculos e meio de fundação do Rio: “Esses 450 anos vêm num momento muito importante para a cidade, que passou tanto tempo sem perspectiva de futuro. É um momento de celebração do passado, da história, mas, também, de reflexão do futuro que queremos construir. E esse evento tão especial acontecerá no meio de dois grandes eventos, que são a Copa e as Olimpíadas. Vamos comemorar acima de tudo o que a gente mais ama que é o Rio de Janeiro, o jeito carioca de ser, a carioquice. Por isso, esta festa tem que ser feita com a participação da população, que faz essa cidade ser maravilhosa e, portanto, merece esta homenagem”, destacou, explicando o papel do Comitê na organização dos eventos festivos.

“Lançamos o Comitê agora, chamando a população a participar. Quem faz aniversário sempre quer festa ou presente. O presente é o que podemos fazer para o Rio. E se formos pensar num presente para o futuro, meu desejo é ter uma cidade mais integrada, menos partida, onde se tenha diferenças – e isso faz parte -, mas em que os contrastes não sejam tão profundos e tão grandes. Esse é o esforço que estamos fazendo e acho que dos 450 anos podem ser essa celebração dessa cidade que vem se reinventando nesses últimos anos”, afirmou Paes.

O Comitê Rio450, que será presidido pelo diplomata Marcelo Calero, terá o papel de articulador e, em alguns casos, executor das iniciativas. Como parte do trabalho, está a gestão do concurso para a seleção da marca alusiva aos 450 anos da fundação da cidade, em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). O objetivo do concurso é escolher um símbolo que traduza em uma imagem os 450 anos do Rio de Janeiro. A ideia é que a marca sirva como instrumento para a busca de parcerias. Podem participar escritórios de design de todo o Brasil. As inscrições ficam abertas entre os dias 5 de dezembro e 3 de fevereiro de 2014, e o resultado do vencedor será divulgado no dia 29 de abril.

O julgamento dos trabalhos estará a cargo de duas comissões: uma administrativa e outra técnica. A empresa vencedora deverá apresentar um manual de uso da marca em português e inglês e prestar serviço pelos três meses posteriores à escolha para a implementação da marca. O escritório vencedor receberá um valor total de R$ 125 mil pelo desenvolvimento de todo o trabalho.

O portal para participar: além do concurso para escolha da marca, a Prefeitura lançou um portal colaborativo [www.rio450anos.com.br], em que, por meio de um formulário, os cariocas poderão sugerir ideias de festas, sejam elas um concerto ou um espetáculo de dança; ou de presentes para o Rio. Nesta categoria entram, por exemplo, iniciativas como restauro de patrimônio, melhoria para o bairro ou projetos educativos ou culturais relacionados à história da cidade. O portal receberá inscrições até o dia 31 de janeiro.

A partir daí, as propostas de iniciativa popular serão analisadas pelo Comitê Rio450, tendo como parâmetros os critérios de adequação temática, viabilidade técnica e orçamentária, abrangência social e relevância institucional. As ideias aprovadas serão apresentadas ao público, que escolherá entre as iniciativas finalistas aquelas que constarão do calendário oficial.

“A missão do Comitê é entregar para as Olimpíadas uma cidade energizada, orgulhosa de seu passado, ciente de suas responsabilidades presentes e atenta ao seu futuro. Nosso grande desafio é engajar os cariocas e fazer com que todos sugiram um calendário, que vai pertencer aos cariocas. Festa será algum evento pontual, um show, um concerto; presente é um projeto de longo prazo, voltado para, por exemplo, urbanismo, patrimônio, tecnologia, esporte, cultura, educação. Não se trata de fazer um calendário da prefeitura para a população, é justamente o contrário, a população é que vai fazer esse calendário para a prefeitura. Todos os brasileiros, inclusive aqueles que estão no exterior poderão dar sugestões através do site. Todo o Brasil deve participar dessa festa”, explicou Marcelo Calero.

O calendário oficial de comemorações dos 450 anos se estenderá de 31 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2016. Mas, já para marcar a contagem regressiva de 450 dias para os 450 anos, o arcebispo Dom Orani Tempesta celebrará no dia 06 de dezembro (sexta-feira), às 15 horas, uma missa na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. Além disso, o Cristo Redentor também receberá uma iluminação especial para marcar a data.

“Esses 450 anos são simbólicos não só para o Rio, mas para o mundo e para o Brasil. Não é fácil organizar uma festa como essas, mas o Rio de Janeiro está bombando, com grandes eventos em seu calendário, muita coisa acontecendo, grandes investimentos chegando. O Rio é Patrimônio Mundial Cultural da Humanidade e tenho certeza de que vai celebrar seus 450 anos com uma cidade unida, linda por natureza e com a população engajada a participar dessa festa que será um enorme sucesso”, desejou a Marta Suplicy. | Juliana Romar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira