Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2013 - 07:43

Empresas de petróleo e gás devem se concentrar na qualidade da cobertura de seguros


Estudo da Allianz Global Corporate & Specialty destaca critérios de avaliação das seguradoras no setor de energia.

A indústria de petróleo e gás passa por profundas mudanças: a transformação de recursos antes inacessíveis em oportunidades lucrativas, o envelhecimento da mão-de-obra, as alterações climáticas globais e a mudança no controle das empresas petrolíferas. Esses fatores fazem os desafios relacionados aos riscos evoluírem constantemente e ressaltam a importância da qualidade da cobertura de seguros nesse setor. De acordo com o estudo “A importância da qualidade” da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), braço de resseguros do Grupo Allianz, um parceiro de seguros deve ter: solidez financeira, modelo de negócios centrado no cliente, qualidade de soluções e presença e recursos globais.

Entre as principais tendências de risco no setor de petróleo e gás está a concorrência por talentos. Para Pete Connors, executivo Global de Energia Offshore da AGCS, a carência por profissionais se dá devido ao envelhecimento global da população e à tecnologia desafiadora em áreas como geologia, geofísica e engenharia petrolífera. Visto que o erro humano ainda é uma das principais causas de perdas, isto representa um risco tanto para as empresas como para as seguradoras.

As alterações climáticas globais também têm sustentado o aumento das perdas seguradas de catástrofes naturais. O ano de 2011, por exemplo, foi o mais caro registrado em termos de propriedade. “Sem dúvida o ambiente da energia representa um futuro desafiador, em que empresas de energia de qualidade e parceiros da área de seguros irão reconhecer as oportunidades”, diz Tracey Hunt, executiva de Desenvolvimento de Mercado de Subscrição e Energia da AGCS.

Segundo o estudo da AGCS, analisar o histórico de uma empresa de seguros é um bom passo inicial para determinar a profundidade do compromisso com o cliente. “O parceiro da área de seguros de qualidade entende que a exposição a perdas é uma consequência inevitável da indústria de energia e quais são os principais impulsionadores por trás de perdas potenciais”, diz David Robertson, executivo Global de Consultoria de Riscos de Energia da AGCS.

Perfil - A Allianz Global Corporate & Specialty Resseguros Brasil (AGCS Re Brasil) é o centro de expertise do Grupo Allianz para riscos corporativos e especiais, com foco nos clientes com faturamento superior a BRL 1 bilhão/ano, que oferece globalmente soluções em seguros, resseguros e gerenciamento de risco para os setores Aeronáutico, Naval, Petróleo, Linhas Financeiras, Engenharia, Responsabilidade Civil e Riscos Patrimoniais.

Em 2012, a AGCS Re obteve a licença da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar como resseguradora local no Brasil. Em janeiro de 2013, a companhia abriu escritórios nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, de onde passou a liderar as operações da resseguradora na Argentina, Peru e Colômbia.

A AGCS Re Brasil recebeu rating global de “A-” e rating local “AAA” pela agência Standard & Poor’s, confirmando sua capacidade de líder de mercado para grandes riscos no país. [www.agcs.allianz.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira