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19/11/2013 - 08:39

Consumidor Hiperconectado: 4 dicas para alavancar o engajamento com a sua marca

A facilidade de acesso à informação transformou o modo como as empresas se relacionam com seus clientes, que estão cada vez mais conectados.

Confira abaixo quatro dicas fundamentais que ajudam a enriquecer a relação dos consumidores com as empresas.

Nos dias de hoje já não existe mais limite no acesso à informação pelos consumidores que estão cada vez mais conectados e isto gera um grande desafio aos profissionais de marketing, que é o de aproveitar as oportunidades que a imensa quantidade de dados possibilita, como a de criar uma régua de relacionamento para conhecer as preferências do consumidor e mantê-lo engajado com a sua marca.

Segundo a Nielsen, líder mundial de pesquisa de mercado, 81% dos consumidores fazem pesquisas online de produtos, 83% fazem compras ativamente pela internet, e aproximadamente 70% já compraram, pelo menos uma vez, através da internet. E o número de transações realizadas através de aparelhos celulares também cresce. E devido a essa hiperconectividade em que os consumidores estão inseridos, o relacionamento 1:1 torna-se cada vez mais importante. Pensando nisso, elencamos quatro dicas que ajudarão a sua empresa a otimizar a relação com os seus consumidores.

Coletar dados - Seja através de uma primeira compra ou de diversos tipos de interações, e independente do dispositivo utilizado (tablet, notebook ou celular), a empresa deve criar meios para conhecer cada vez melhor esse consumidor. Para saber quais são as suas preferências é possível utilizar mecanismos para coleta de dados, fazendo perguntas ou analisando o seu comportamento com relação ao produto e às necessidades que o levaram àquela aquisição. Quanto mais dados coletados, melhor e mais personalizada será a experiência do consumidor com a empresa e mais facilmente esse cliente se identificará com as suas mensagens.

Agregar informações - Para transformar dados em informações relevantes, eles, os dados, devem ser coletados considerando o perfil do consumidor cross-channel e suas interações já realizadas. Com isso é possível analisar e processar os dados para o desenvolvimento de ações mais consistentes, conduzindo recomendações de produtos e estratégias de comunicação personalizadas através de múltiplos canais e de acordo com os desejos, necessidades, preferências, estilo de vida e hábitos do consumidor.

Planejar a ação - Com as diversas possibilidades de interações com a marca no ambiente de marketing cross-channel, tornou-se mais do que necessário criar uma estratégia individualizada, já que somente com o desenvolvimento de uma visão única do consumidor e de suas preferências é que o profissional de marketing conseguirá determinar quais combinações de canais e ofertas irão atrair mais a atenção do consumidor. À medida que a relação com o consumidor se desenvolve, as recomendações entregues a ele através de e-mail, SMS, mídias sociais e outros canais se tornarão ainda mais efetivas.

Otimizar o relacionamento 1:1-Quanto mais os profissionais de marketing demonstrarem entender os interesses e hábitos do cliente, mais ele investirá no relacionamento com a sua marca. As estratégias do marketing tradicional baseado em personalização buscam resultado através da segmentação de perfil e grupos de clientes, mas o atual marketing 1:1 requer uma visão única do consumidor. Compreender tudo isso e agir com base nessas informações geram grandes resultados. O objetivo do profissional de marketing é fazer o consumidor se identificar cada vez mais com a marca, torná-la referência quando o assunto é a escolha de certo produto ou serviço.

O cliente bem atendido e engajado com a sua marca é a melhor campanha de marketing que sua empresa pode ter e hoje, com bilhões de consumidores hiperconectados no mundo, nunca houve um momento melhor para investir no marketing digital, devido a possibilidade de usar dados e tecnologia para inspirar, conectar e direcionar mensagens relevantes.

. Por: Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget LATAM, provedora global de soluções SaaS (Software as a Service) para marketing digital interativo cross-channel.

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