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14/11/2013 - 08:10

Ayrton Senna é o grande vencedor da segunda edição da Pesquisa Imagem no Esporte

Estudo realizado pela Brunoro Sport and Business e PD Gestão de Imagem e Carreira, em parceria com a Revista Época Negócios, identificou os esportistas com melhores atributos de marca e imagem.

Ayrton Senna continua sendo o maior mito do esporte nacional. É o que revela a segunda edição da Pesquisa Imagem no Esporte realizada pela Brunoro Sport and Business (BSB) e PD Gestão de Imagem e Carreira em parceria com a Revista Época Negócios. O estudo exclusivo contou com a participação de mais de mil pessoas que indicaram no portal do veículo a associação de esportistas quanto a características de vitória, carisma, credibilidade, beleza, superação e ética.

Além do reconhecimento dos vencedores, o estudo gera subsídio para a avaliação do investimento de empresas no esporte e serve como estímulo para esportistas analisarem ações em prol da gestão de carreira.

Entre as principais conclusões apontadas na pesquisa destaca-se a carência de representantes do futebol brasileiro e de atletas ainda em atividade. Nesta edição, apenas Cesar Cielo aparece entre os dez melhores colocados do ranking, dividindo espaço com ex-jogadores como Ronaldo, Gustavo Kuerten, Oscar Schmidt, além de Ayrton Senna. Personalidades estrangeiras como Roger Federer, Usain Bolt, Lionel Messi e David Beckham; e o treinador Bernardinho, completam a lista dos 10 mais bem pontuados.

Segundo os especialistas envolvidos na produção e análise da pesquisa, chama atenção o fato da imagem dos brasileiros ser exploradas de maneira pouco efetiva pelo mercado publicitário em geral. “Apesar dos jogadores de futebol predominarem em campanhas e ações no mercado nacional, as personalidades olímpicas apresentam percepção muito positiva junto ao público e são pouco exploradas. Trata-se, portanto, de uma oportunidade clara ao segmento e, principalmente, de um estímulo para as empresas investidoras repensarem algumas estratégias feitas na área”, afirma Marcelo Doria, presidente da BSB.

De acordo com Patrícia Dalpra, da PD Gestão de Imagem e Carreira, a baixa presença de representantes do futebol nos resultados da pesquisa, apesar da ampla visibilidade da modalidade nos meios de comunicação, é um claro indicador da necessidade de se trabalhar melhor a imagem a partir de uma visão geral, não se restringindo às conquistas e resultados positivos. “Constatamos que para a construção de ídolos e marcas de valor, não basta a vitória, o título ou o recorde. O gerenciamento da imagem do esportista enquanto personalidade deve levar em conta a importância dos valores que sua imagem possui e transmite para o público em geral”, conclui Dalpra.

Ainda, segundo Patrícia, “nem sempre o atleta mais carismático é aquele que transmite mais credibilidade. Por isso a importância de se checar o DNA de cada esportista para verificar as possíveis sinergias com a mensagem que empresas querem transmitir para seus consumidores”.

Entre as mulheres, o destaque foi a bicampeã olímpica do vôlei Sheilla Castro, que teve seu desempenho na pesquisa atrelado a três importantes fatores: performance esportiva com conquistas relevantes; ampla cobertura e divulgação dos resultados esportivos; e, principalmente, consistência do desempenho esportivo e da exposição na mídia.

Para este resultado da Sheilla, destaca-se ainda que a exposição do voleibol no Brasil contribui em muito para que atletas da modalidade e suas respectivas conquistas passem a ter seus atributos mais bem reconhecidos pelo grande público. Diferentemente do futebol, esta exposição na mídia tende a contemplar conteúdos mais positivos, o que também favorece a melhor identificação dos ídolos.

Na edição do estudo em 2012, Cesar Cielo e Ronaldo Fenômeno foram os vencedores. Neste ano, a pesquisa apontou que alguns dos nomes que apareceram na 1ª Edição não se sustentaram após os Jogos Olímpicos de Londres, mostrando que a associação de imagem pelo público em geral ainda está muito restrita ao resultado esportivo.

“O grande valor deste estudo é o de analisar as relações dos esportistas com os atributos de marca melhor reconhecidos pelos consumidores e, portanto, mais relevantes para o mercado em geral. Assim, quando uma empresa procura utilizar o esporte como ferramenta de comunicação, deve-se também ter a compreensão da sinergia da mensagem com o público que se quer atingir”, finaliza Doria.

BSB - Em mais de dez anos de atuação no mercado, a Brunoro Sport and Business possui em seu portfólio clientes como Eletrobrás, Semp Toshiba, Telefônica, Panasonic, Vivo, Samsung, Pão de Açúcar, Bombril, Red Bull, Bradesco, Nike, Hypermarcas, Eurofarma, Guaraviton e Banco BMG. Realizou a etapa brasileira do X Games em Foz do Iguaçu (PR) no ano de 2013, as Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro e inúmeros eventos de modalidades coletivas e individuais. Entre entidades e agremiações, a BSB já viabilizou contratos de patrocínio com a Confederação Brasileira de Basquete, Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, entre outros, além de ter realizado consultoria para entidades como o SESC-Rio, Arena Castelão, Sociedade Esportiva Palmeiras, Esporte Clube Pinheiros, GT3, empresas privadas e outros. O quadro de sócios da companhia é composto por Marcelo Doria, como Presidente; Eduardo Rezende, como Vice-Presidente, Rodrigo Ubarana, como Diretor Financeiro e de Operações, e José Carlos Brunoro, como Presidente do Conselho da BSB.

PD Gestão de Imagem e Carreira-Ao longo de mais de uma década, a PD já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas. Em sua carteira de clientes corporativos podemos citar Braskem, Odebrecht, Amil, Glaxo SmithKline, Multiplan, Firjan, SENAI, entre outros.

A PD Gestão de Imagem e Carreira surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

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