Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2013 - 06:20

Estudo aponta aumento de acidentes com crianças em 72% nos últimos cinco anos

Seguradora Líder DPVAT faz levantamento que mostra aumento de 118% dos casos de invalidez em crianças até dez anos.

Os números são alarmantes. De 2008 a 2012 houve um crescimento de 72% na solicitação de indenizações à Seguradora Líder DPVAT por acidente de trânsito envolvendo crianças de zero a dez anos. Quando são analisadas apenas as indenizações por invalidez permanente, o aumento, nos últimos cinco anos, é de 118%. Os números do Seguro DPVAT ainda podem aumentar, pois as vítimas têm um prazo de três anos para solicitar o benefício.

Apenas em 2012, foram mais de 5.000 indenizações por acidentes com crianças. De acordo com o levantamento realizado pela Seguradora Líder DPVAT, a maior incidência de indenizações pagas foi para a criança como pedestre. Em 2012, 56% dos benefícios foram pagos para casos de atropelamento.

Esta tendência muda quando verificada a motocicleta isoladamente. Entre as transportadas pelas motocicletas, as principais vítimas têm entre zero a sete anos, representando 63% das ocorrências de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no ano passado. Esse dado é ainda mais grave se considerarmos que o Código Brasileiro de Trânsito estabelece como infração gravíssima: “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança”.

Quando analisados os dias com maior ocorrência de acidentes com crianças, estão os sábados e os domingos. No ano de 2012, os dias do fim de semana representaram 39% das ocorrências. Em relação ao horário, o período com maior incidência de acidentes indenizados em 2012 por morte e invalidez para crianças foi o anoitecer, com 26% dos casos, seguido da tarde com 25%.

Seguradora Líder DPVAT, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, criou um vídeo explicativo sobre a importância da utilização do cinto de segurança no banco traseiro. Embora seja obrigatória, muitas pessoas desconhecem. O material pode ser acessado pelo link:[ http://www.youtube.com/watch?v=syCn2eFxVzo].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira