Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2013 - 07:03

ProfCerto amplia atuação com novas parcerias

A plataforma de vagas que visa aproximar professores e escolas de idiomas aumenta sua atuação com novas parcerias e maior visibilidade. O portal reduz custo e tempo no processo de contratação de profissionais.

Com apenas um ano de atuação, o portal ProfCerto ampliou consideravelmente seus negócios. Em janeiro desse ano, quando iniciou suas atividades, possuía apenas 13 escolas cadastradas. Hoje, a plataforma conta com uma base de 300 escolas clientes em todo o território nacional e mais de 2.500 professores cadastrados. Para manter esse alto índice de crescimento seus diretores investiram em novas parcerias. Recentemente o portal fechou acordo com o Braz-Tesol, com a Disal e com a rede UNS. Também estão construindo uma nova ferramenta de pré-cadastro que deve ampliar a base de professores para dez mil em apenas três semanas. A expectativa inicial dos diretores para o payback era de dois anos, mas eles devem obtê-lo em menos tempo.

Através das parcerias, a divulgação do portal aumentou entre escolas e professores do país todo. "Quando uma escola conveniada coloca o link do ProfCerto em sua seção Trabalhe Conosco do site, todos os candidatos interessados em trabalhar naquela escola deverão se cadastrar no ProfCerto. Isso aumenta o número de cadastros diariamente. Quando uma associação de escolas e professores, como o Braz-Tesol nos coloca como patrocinadores ou parceiros, o interesse dos associados é imediato, pois existe a demanda. As escolas não conseguem localizar professores em seus bairros, e gastam muito dinheiro e tempo para recrutar ou selecioná-los", afirma Rosangela Souza, sócia-diretora do portal. Na outra ponta, professores que desejam compor sua renda com escolas franqueadas, independentes, in company e aulas particulares encontram no ProfCerto uma única bateria de testes que substituem diversos processos seletivos, evitando o desgaste das seleções simultâneas em diferentes escolas e poupando tempo na procura de recolocação profissional.

O portal resolve dois problemas do segmento: escolas recrutarem e selecionarem professores rapidamente e com menos custo, e professores analisarem ofertas de trabalho diariamente em seu email, após os testes. Por isso, o projeto tem tido grande aceitação de todo o mercado. Na Companhia de Idiomas, empresa da qual Rosangela Souza também é sócia, o portal reduziu o custo de contratação em 60% e hoje os processos são finalizados em apenas 20% do tempo necessário antes do portal. Com o tempo restante, a área de coordenação pedagógica da Companhia de Idiomas prioriza o contato pessoal com os candidatos selecionados, analisando competências e comportamentos que para o seu negócio são fundamentais, uma vez que o portal já mediu as outras.

Para as escolas e alunos particulares as ferramentas de busca de professores por idioma e região são gratuitas. O ProfCerto disponibiliza os dados dos professores, além dos resultados nos testes escritos do idioma, pedagógicos, comportamentais, de negócios, um vídeo com o professor respondendo a perguntas no idioma que ensina, e indicações de pares, líderes ou alunos deste professor. O contratante (escola ou aluno particular) paga para ver apenas os resultados dos testes que escolher. O portal funciona em um sistema de pagamento antecipado, em que a escola compra créditos e os utiliza como quiser no portal. Uma das vantagens é que ela pode selecionar professores da forma como achar melhor. Depois é só chamar para uma entrevista final, otimizando tempo e recursos. As escolas também podem postar vagas gratuitamente no portal. Para os professores todos os serviços são gratuitos: cadastro, testes e visualização de vagas. Ao completar seu cadastro, o professor começa a receber ofertas de trabalho de escolas e alunos particulares, aí é só considerar a oferta, e aceitar ou não.

Os diretores do ProfCerto desejam alcançar algumas metas ainda este ano, entre elas: payback do investimento, ter 30 novas escolas parceiras e conveniadas, chegar a 500 escolas cadastradas e trabalhar para que a plataforma seja conhecida por todos os professores de idiomas do Brasil, fazendo a base desses profissionais se ampliar exponencialmente através das redes sociais de relacionamentos dos próprios professores. Além disso, o ProfCerto já está lançando novas funcionalidades na plataforma, utilizando as ideias e sugestões ouvidas e recolhidas de escolas e professores cadastrados.

Para 2014, a intenção é fazer com que o ProfCerto seja a principal plataforma de vagas, recrutamento e seleção de professores de idiomas do Brasil, contribuindo para solucionar um grande inibidor de crescimento deste mercado, que é a dificuldade de recrutar e selecionar professores de idiomas para os diversos segmentos: franqueadas, in company, independentes, escolas regulares e alunos particulares. "Cada segmento requer profissionais com competências e experiências diferentes e isso aumenta o custo do processo. Para as escolas que atuam no in company, com contratação semanal, por conta dos contratos novos que chegam, o ProfCerto representa uma ferramenta poderosa de redução de custo, tempo e, o mais importante, eficácia na contratação de profissionais com experiência específica, em bairros diferentes", ressalta Rosangela Souza.

ProfCerto - Rosangela Souza e Ligia Crispino, empresárias do segmento de idiomas, uniram-se a Conrado Santos e André Egido, empresários do ramo de comunicação, para fundar o ProfCerto. Perceberam a demanda, o aquecimento do mercado de idiomas e a dificuldade em atrair mão de obra qualificada, e a partir daí modelaram um negócio de plataforma multilateral, em que grupos interdependentes de clientes são atraídos para uma plataforma que facilita a interação entre eles. Neste modelo, geralmente uma das partes é subsidiada pela plataforma - no ProfCerto, o professor tem acesso gratuito ao serviço. O efeito rede se estabelece quando o grupo subsidiado cresce substancialmente e, com isso, atrai o grupo pagante (escolas e alunos particulares), criando valor para os dois grupos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira