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01/10/2013 - 08:55

A AeroRio: equipe do CTC/PUC-Rio se prepara para mais uma edição da SAE Brasil AeroDesign


Campeã na categoria Advanced em 2012, a equipe estará na 15ª edição da competição que acontece de 23 a 27 de outubro, em São José dos Campos (SP).

Após alcançar o primeiro lugar na categoria Advanced na 14ª edição da SAE Brasil Aerodesign 2012 e receber o prêmio de melhor projeto na SAE Aerodesign East Competition em 2013, a equipe AeroRio do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está pronta para a competição de 2013. A 15ª edição ocorrerá de 23 a 27 de outubro, em São José dos Campos, e vai contar com a participação de 105 equipes de todo o país. Assim como no ano passado, a equipe AeroRio participará das classes Advanced e Micro.

Este ano houve uma importante mudança no regulamento da competição com relação às baterias. Sendo assim, diante deste novo desafio, a equipe precisou buscar configurações alternativas para o sistema elétrico. A aeronave projetada este ano para a classe micro contém diversas mudanças, se comparada ao projeto da competição anterior. Em 2012, o avião tinha 90 centímetros de comprimento e carregava apenas 17 bolas de tênis, e, atualmente, possui 1,5 metros e pode carregar até 40 bolinhas.

Já na classe Advanced, as mudanças foram ainda mais significativas. A estrutura básica do avião será feita de material compósito, composto por fibras de carbono e Kevlar combinados com espumas de alta densidade. “Criamos um produto com uma estrutura muito leve e, ao mesmo tempo, extremamente resistente, explica Régis Thedin, membro da equipe. “Todo processo de laminação de compósitos é desenvolvido pela própria equipe”, explica Igor Lins e Silva, capitão da AeroRio. O avião será também um pouco maior do que o utilizado ano passado, agora com 4,5 metros de envergadura, podendo transportar até 20 litros de água.

A AeroRio é formada por 20 alunos de diversas engenharias (controle e automação, mecânica,elétrica, civil e produção), todos sob a coordenação do Prof. de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, Mauro Speranza. Desde o ano passado, a equipe conta com o apoio da NextLimit, empresa espanhola que, pela primeira vez em sua história, concedeu a uma universidade o acesso ao seu software XFlow, utilizado no setor de aviação. Atualmente, dois novos patrocinadores, ambos norte-americanos, também investem na equipe: Starret, empresa fornecedora de ferramentas, e o GrabCAD, que oferece serviços colaborativos para integração de programas de CAD entre os membros da equipe durante a fase de projeto.

As duas primeiras colocadas na categoria Regular, a primeira na Micro e a primeira na Advanced ganharão o direito de participar, com o apoio da SAE Brasil, da SAE AeroDesign Internacional realizada nos Estados Unidos. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Estamos preparados para voltar campeões novamente e ansiosos para poder levar o talento brasileiro mais uma vez para o exterior”, ressalta Mauro Speranza.

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