Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2013 - 09:43

Aluno do CTC/PUC-Rio fica entre os dez primeiros das Américas no Bloomberg Test Aptitude (BAT)

Guilherme Cherman Perdigão de Oliveira, estudante de Engenharia de Produção da PUC-Rio, conquista inédito 1º lugar no ranking brasileiro do teste internacional sobre finanças e fica em 6º entre os dez melhores das Américas.

A Bloomberg, líder global em informações sobre finanças e negócios, aplicou no dia 7 de junho, pela 2ª vez em universidades brasileiras, o Bloomberg Test Aptitute (BAT). Nesta edição, o estudante do 4º período de Engenharia de Produção do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Guilherme Cherman Perdigão de Oliveira, alcançou o primeiro lugar no país e entrou para o seleto grupo dos dez melhores das Américas. Guilherme competiu com outros 234 brasileiros e ficou em sexto lugar entre os 1.398 participantes das Américas do Norte e do Sul, majoritariamente americanos e canadenses, sendo o único brasileiro a fazer parte do Hall of Fame do BAT. Com apenas 19 anos, Guilherme entrou para a história da prova como sendo o primeiro brasileiro a conquistar uma posição tão elevada, além de ser o mais novo entre os dez melhores das Américas.

O teste, que articula áreas como finanças, matemática e macroeconomia, faz parte do projeto “Bloomberg para Universidades”, instalado na PUC no início de 2013 através de uma parceria entre os cursos de Engenharia de Produção, Economia e Administração. A prova foi realizada online no dia 7 de junho e ocorreu em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde. Foram, ao todo, 55 alunos da PUC-Rio, preparados para o BAT com palestras. “Esse é um tipo de teste muito difícil de estudar especificamente, pois ele reúne temas variados sobre finanças e economia, usando até mesmo notícias de jornais”, explica Guilherme.

As questões citavam eventos e o aluno deveria medir seus efeitos na economia e no mercado de ações. Guilherme não esperava tal resultado, mas confessa que estuda espontaneamente sobre o tema há alguns anos, incluindo livros sobre Warren Buffett, bilionário norte-americano e considerado o investidor mais bem sucedido do século XX, e os didáticos do Prof. Aswath Damodaran, que dá aulas de Finanças na Universidade de Nova York.

Com esta colocação, Guilherme Cherman Perdigão de Oliveira passa a fazer parte do Talent Search, portal renomado de currículos da Bloomberg, acessado pelas maiores empresas de finanças do mundo. Esta visibilidade é um grande diferencial no currículo e pode render ao campeão brasileiro excelentes oportunidades profissionais mesmo durante a universidade. “Meu objetivo é ingressar no mercado financeiro, preferencialmente num banco de investimento. Gosto principalmente das áreas de ações, fusões e aquisições e gestões de fundos”, afirma.

Terminal Bloomberg oferece o melhor do mercado financeiro na PUC-Rio-Instalado na PUC-Rio desde o começo de 2013, o sistema corresponde a uma parceria entre os departamentos de Engenharia de Produção, Economia e Administração com a Bloomberg. Ele consolida informações sobre diferentes classes de ativos, como renda fixa, ações, câmbio, commodities, derivativos e investimentos imobiliários, além de informações econômicas e industriais. A plataforma integra os dados em tempo real e tem reconhecimento mundial entre as maiores empresas do ramo.

Diversas universidades em todo o mundo utilizam o Terminal Bloomberg para trazer ao ambiente acadêmico o mundo coorporativo, buscando integrar teoria e prática nas suas pesquisas. O terminal oferece aos alunos acesso à mesma plataforma de informação usada pelos profissionais dos setores de negócios, finanças e governo.

Para a pesquisadora Letícia Costa, a implantação do sistema é um ganho excelente para os alunos. “Os alunos de pós-graduação já utilizam o terminal, principalmente para obter séries históricas de preços. Conseguir dados para suas pesquisas que antes era uma grande dificuldade do aluno”, conta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira