Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2013 - 06:27

UFSCar é vencedora do Prêmio Mundo Cerâmico 2013

Prêmio reconhece a contribuição do Laboratório de Revestimentos Cerâmicos (LaRC), com atividades de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da indústria brasileira de revestimentos cerâmicos.

A contribuição do Laboratório de Revestimentos Cerâmicos (LaRC) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal São Carlos (UFSCar), com atividades de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da indústria brasileira de revestimentos cerâmicos, foi reconhecida pelo Prêmio Mundo Cerâmico 2013. A UFSCar, que foi eleita com 22% dos votos como Fornecedor do Ano na categoria Institutos de Ensino, Qualidade e Pesquisa, é a primeira universidade a receber esse tipo de reconhecimento, apesar do Prêmio já estar em sua décima segunda edição.

A Universidade concorreu com outras 14 instituições que foram mencionadas espontaneamente pelas indústrias cerâmicas do Brasil, que, atualmente, é o segundo país maior consumidor e produtor de revestimentos cerâmicos (pisos e azulejos) do mundo, sendo que, aproximadamente, 72% desses produtos são fabricados no Estado de São Paulo. Sob o ponto de vista dessas indústrias, a UFSCar é a melhor fornecedora de conhecimento aplicado - fruto de pesquisas -, e serviços - como assessorias realizadas através de projetos de extensão.

Há 20 anos, a equipe do LaRC, formada por alunos de graduação, pós-graduação e estagiários, desenvolve pesquisas com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das tecnologias empregadas em todas as atividades relacionadas à indústria de revestimentos cerâmicos. Para o professor Anselmo Boschi, docente do DEMa e coordenador do LaRC da UFSCar, o reconhecimento das atividades desenvolvidas, nesse caso, principalmente do DEMa e do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), por um setor tão relevante para o Brasil, a indústria cerâmica, deve ser motivo de orgulho. "Por se tratar de um reconhecimento de quem recebe os frutos do nosso trabalho, que permitem a solução de problemas industriais, assim como o aprimoramento e desenvolvimento dos produtos e processos produtivos, além de inovações para o mercado, estamos orgulhosos pelo Prêmio", afirma o coordenador.

Para eleição do Prêmio, cada empresa teve direito a um voto para cada categoria, sem pré-seleção. A entrega do Prêmio Mundo Cerâmico 2013 acontece no dia 8 de outubro, em São Paulo, e o professor Anselmo Boschi representará a UFSCar. A lista dos vencedores será publicada na revista Mundo Cerâmico nº 172.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira