Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2013 - 09:23

Fernando Cyrino, aluno do CTC/PUC-Rio, é 1º lugar em seleção nacional

E ganha bolsa integral para o encontro anual da Escola Latino-Iberoamericana de Verão em Investigação Operacional na semana que vem.Evento acontece de 8 a 12 de setembro em Valencia, na Espanha.

Concorrendo com mais de 30 estudantes brasileiros, o mineiro Fernando Cyrino, 29 anos, doutorando do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), conquistou o 1º lugar em uma seleção nacional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo) para definir quem teria direito à única bolsa integral (hospedagem, alimentação e passagens) para participar da XVII Elavio 2013 (Escola Latino-Iberoamericana de Verão em Investigação Operacional). A 17ª edição do evento ocorrerá entre os dias 8 e 12 de setembro de 2013, em Valencia, na Espanha, e Cyrino foi um dos 60 estudantes selecionados pelo mundo para apresentar suas pesquisas.

“Fiquei surpreso com a bolsa, mas, ao mesmo tempo, sei que estou muito bem preparado para apresentar um trabalho à altura da qualidade da Escola de Verão”, afirma Fernando. Tanto o mestrado, quanto o doutorado de Cyrino contam com a orientação do Prof. Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio, um dos maiores especialistas mundiais na área de eficiência energética e análise e previsão de séries temporais. “Esta bolsa confirma o quanto os brasileiros estão preparados para competir mundialmente nesta área de Pesquisa Operacional”, afirma o Prof. Reinaldo Castro Souza.

Fernando Cyrino conquistou a bolsa com um projeto de pesquisa do qual fez parte durante o seu mestrado, no qual, através da aplicação de técnicas de inteligência artificial, conseguiu estabelecer um índice de capacidade de pagamento das contas de luz por consumidores residenciais brasileiros. A equipe de Cyrino cruzou dados como renda estimada, valor da conta e peso da conta no orçamento familiar para criar um ranking de 0 a 1, sendo 0 os clientes 100% inadimplentes e 1 os 100% adimplentes. O método desenvolvido para chegar ao índice, assim como o software criado e que aplica este método serão em setembro a base da apresentação de Cyrino na XVII Elavio 2013.

O trabalho tem ainda o mérito de ter sido selecionado para publicação na renomada revista científica "Journal of Intelligent and Fuzzy Systems", classificação A2 na Capes entre as Engenharias IV.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira