Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2013 - 08:53

Seguros especiais podem proteger shoppings de atos de vandalismo

Lojistas podem se prevenir contratando a cobertura específica para tumultos; seguros de imóveis empresariais e de responsabilidade civil complementam cobertura contra roubo, furto, e danos a terceiros.

Em menos de 15 dias, Belo Horizonte poderá registrar ao menos três arrastões em centros comerciais. Após ações no Shopping Estação BH, em Venda Nova, há cerca de dez dias, e no Minas Shopping, no último final de semana; estaria marcada, para o o dia 31 de agosto (sábado), uma nova invasão em um shopping da região leste da capital. Os encontros, que vêm sendo marcados por jovens pela internet, têm deixado assustados lojistas e empresários que possuem comércio nos arredores. Roubos, furtos, tumultos e danos ao patrimônio e terceiros, consequências comuns em acontecimentos do tipo, entretanto, podem ser evitados com a contratação de seguros, que preveem proteção contra este tipo de vandalismo.

Para o presidente da Solutions Gestão de Seguros, Sérgio Frade, a prevenção é a melhor maneira de evitar os muitos prejuízos que podem ser contabilizados em uma ação como esta. “Lojistas e comerciantes têm passado momentos de tensão nos últimos meses no País, com a crescente onda de protestos, tumultos e, mais recentemente, com os arrastões em shoppings, situação inesperada em Belo Horizonte. Por isso, a contratação de seguros específicos é crucial”, garante o especialista.

Com um mercado em constante inovação, a área de seguros oferece uma grande variedade de serviços e coberturas. Conheça os tipos mais comuns para proteção do patrimônio empresarial:

Seguros para proteção do patrimônio empresarial - O especialista em seguros e diretor-presidente da Solutions Gestão de Seguros, Sérgio Frade, destaca que a cobertura básica para o seguro de imóveis empresariais abrange prejuízos decorrentes de incêndio, queda de raio e explosão. Além dessas coberturas, cabe ao proprietário do imóvel avaliar quais os riscos que a propriedade está sujeita, podendo contratar coberturas adicionais. “As coberturas adicionais abrangem danos elétricos, vendaval, alagamento, quebra de vidros, roubo, furto, tumultos, perda de pagamento de aluguel, impacto de veículos terrestres e aéreos e desmoronamento. A quantidade e os tipos de coberturas impactam no valor do seguro, além do imóvel em si, da localização e do tipo de negócio. Cabe ao consultor uma modelagem adequada do seguro para cada perfil”, destaca o especialista.

O especialista destaca ainda que além das coberturas de riscos patrimoniais, o empresário deve avaliar também os riscos de responsabilidade civil para se proteger de danos causados a terceiros. “Um acidente em uma fábrica, por exemplo, pode acarretar uma série de prejuízos para a empresa e também para a comunidade vizinha, este tipo de seguro garante a proteção a terceiros”, enfatiza.

Seguro cobre até tumulto - Uma dúvida que tem se tornado comum por parte dos empresários é se o seguro cobre atos de vandalismo ou tumulto. As seguradoras têm inovado em seus produtos e também nas coberturas, um exemplo é uma cobertura específica para tumultos.

De acordo com Frade, o caso dos arrastões em shoppings são perfeitamente cobertos, desde que os lojistas tenham seguros adequados com as coberturas específicas. No caso das empresas, uma dica é contratar o seguro específico, recentemente lançado no mercado com cobertura para tumulto definido como ação de pessoas, com característica de aglomeração, que perturbe a ordem pública através da prática de atos predatórios, para cuja repressão não haja necessidade de intervenção das Forças Armadas.

“Situações totalmente imprevistas reforçam a importância do consumidor conhecer o contrato de seguro e estar ciente das coberturas previstas com assessoria de seu corretor de seguros”, salienta o especialista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira