Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2013 - 05:28

Green Domus certifica novo espaço sustentável da Unilever


Certificação LEED Silver foi conquistada para o centro de convivência dos funcionários na fábrica de Pouso Alegre. O mercado de construções sustentáveis é crescente em edifícios residenciais, comerciais ou mesmo nas edificações de grandes estádios e arenas esportivas construídas nos últimos anos. A Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, contratou a Green Domus, empresa especializada em sustentabilidade, para a realização da consultoria para a certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design - com o objetivo de adequar o projeto de construção do novo centro de convivência dos funcionários da unidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

A certificação LEED, que foi desenvolvida para reconhecer as construções sustentáveis de acordo com os critérios de eficiência energética, design e racionalização de recursos promovidos pelos empreendimentos certificados, possui diferentes tipos e quatro níveis de certificação. Estes são conquistados de acordo com a pontuação obtida por cada atividade durante as fases de design e construção, que podem ser LEED Certified, Silver, Gold e Platinum. Quanto aos tipos, a certificação pode ser pleiteada para projetos de novas construções, grandes reformas, operação e manutenção do empreendimento, dentre outras opções. A Unilever conquistou o LEED Silver, ou selo de prata, para novas construções.

Para a Green Domus, empresa membro do U.S. Green Building Council (ONG responsável pela criação da certificação LEED), ações como essa realizada pela Unilever reduzem de forma significativa os impactos ao meio ambiente. "Promover um projeto ambiental nos padrões do LEED com a obtenção do selo prata em uma empresa global como a Unilever é uma conquista ímpar para o meio ambiente, para a Unilever e para nós que nos especializamos em engenharia sustentável", afirma Nino Sérgio Bottini, diretor técnico da Green Domus.

“O processo de certificação do centro de convivência dos funcionários da unidade de Pouso Alegre está totalmente alinhado ao nosso plano de sustentabilidade, no qual a companhia se compromete a dobrar de tamanho até 2020, reduzindo pela metade o seu impacto ambiental”, explica Ligia Camargo, gerente de sustentabilidade da Unilever. “A certificação LEED endossa as nossas conquistas no uso otimizado dos recursos naturais, ponto central da nossa estratégia de sustentabilidade”, afirma. Além do centro de convivência em Pouso Alegre, a Unilever já certificou seu centro de inovação em São Paulo, o CiiC (Consumer Insight and Innovation Center). O novo Centro de Distribuição da companhia na mesma cidade mineira, que será o seu principal hub logístico no Brasil, também será LEED.

Os edifícios com certificações LEED apresentam uma performance acima da média dos empreendimentos convencionais, proporcionando economia de energia, menor uso de água e menor geração de resíduo além de oferecerem um ambiente mais saudável e confortável. Para o presidente, CEO e fundador da U.S. Green Building Council, Rick Fedrizzi, a certificação do prédio Feel Good, da Unilever, demonstra uma enorme liderança em construções verdes. “O movimento de construção verde oferece uma oportunidade sem precedentes para responder aos desafios mais importantes do nosso tempo, incluindo a mudança climática global, a dependência de fontes não sustentáveis ??de energia e as ameaças para a saúde humana. Desafiamos a indústria a se mover mais rápido e chegar mais longe do que nunca, e a Unilever serve como um excelente exemplo do quanto podemos realizar pelo meio ambiente”, afirma Fedrizzi.

Para a certificação de um espaço sustentável como o da Unilever, é preciso encorajar estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e abordar questões fundamentais de grandes centros urbanos, como redução do uso do carro e das ilhas de calor. “Esta certificação busca priorizar o conforto dos usuários e estimular o uso de transportes menos poluentes, como por exemplo, bicicletas e transporte coletivo para acessar os serviços da região”, finaliza Bottini. [www.greendomus.com.br].

Unilever-Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em 190 países, a Unilever completa, em 2013, 84 anos de atuação no Brasil. Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. [www.unilever.com.br].

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira