Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2013 - 09:36

Concurso do Fundo Carioca revela jovens autores de comunidades com UPPs

Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas de comunidades com UPPs tem até 16 de agosto para contar sua história. As melhores produções serão ilustradas por artistas gráficos e os autores ganharão um fim de semana cultural em São Paulo.

Estão abertas até dia 16 de agosto as inscrições para o concurso “Eu, jovem carioca, tenho uma história para contar!” promovido pelo Fundo Carioca da BrazilFoundation em parceria com os professores e diretores de escolas da Secretaria de Educação do Estado e de mobilizadores da apoio da UPP Social. O objetivo da competição é descobrir entre alunos do Ensino Médio das escolas públicas de comunidades com Unidades Pacificadoras da Polícia (UPPs) ou seu entorno novos talentos e incentivar jovens a experimentarem diferentes caminhos na escrita. O concurso é gratuito e aberto a alunos entre 14 e 24 anos que desejem contar suas histórias a partir do que os mobiliza, inspira, gera curiosidade. Não importa se em forma de conto, poema, romance, crônica, fábula ou algo diferente: o estilo, assim como o tema, é livre.

Na primeira fase, 30 jovens autores serão selecionados e convidados a desenvolverem sua história. Ao longo do processo de criação os participantes terão orientadores prontos para apoiar e sugerir caminhos no meio dos desafios que o processo criativo impõe. Com o objetivo de inspirar os jovens e os orientadores envolvidos, o concurso promoverá dois Encontros Inspiradores em forma de oficina com autores do cenário literário e gráfico, como Heloisa Buarque de Holanda e Afonso Romano de Sant´ana, além de contarem com as palestras semanais da FLUPP – Feira Literária das UPPs. Essas 30 narrativas ganharão vida na voz de artistas de grupos teatrais e do cinema em vídeos que serão divulgados nas redes sociais com o objetivo de gerar ainda mais histórias em diferentes linguagens.

Na segunda fase, 15 histórias serão escolhidas para serem ilustradas por artistas gráficos do SESI/ SENAI também selecionados por concurso. Na fase final, os autores das três melhores histórias e das três melhores ilustrações, selecionadas pelo júri, ganharão uma viagem pelas artes e letras na cidade de São Paulo por um fim de semana, além de terem suas histórias publicadas e gravadas em vídeo.

O concurso “Eu, jovem carioca, tenho uma história para contar!” é a terceira edição de uma série realizada desde 2011 pelo Fundo Carioca da BrazilFoundation em parceria com instituições e tem como objetivo dar visibilidade e estímulo à produção artística de jovens de comunidades pacificadas.

.[As inscrições devem ser feitas pelo site www.eujovemcarioca.com, onde também está disponível o regulamento completo do concurso].

A BrazilFoundation é uma organização não-governamental fundada em 2000 que tem por missão gerar e investir recursos em projetos sociais de organizações da sociedade civil que promovem desenvolvimento e transformam realidades sociais no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira