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25/07/2013 - 11:31

Brado inova com o transporte de tabaco em contêiner pela ferrovia

A Companhia é pioneira nesse serviço, que tem projeção de atender 50% do setor fumageiro.

A Brado rompeu mais um paradigma ao transportar pela ferrovia tabaco em contêiner. A operação inédita começou a ser realizada em junho, no Terminal Intermodal de Esteio (RS), com o transporte de tabaco in natura (folhas e talos processados e fumigados) para o exterior. Um dos fatores que contribuiu para a efetivação do serviço foi a forte demanda do setor fumageiro no Estado do Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores e exportadores da matéria-prima no País. Pensando nisso, a Companhia estima atender, inicialmente, 30% deste mercado e projeta ampliar a participação em 50% a curto prazo.

O primeiro teste com a carga foi realizado em maio e após este processo já foram embarcados mais de 30 contêineres. O objetivo é chegar a 400 contêineres por mês, atendendo as empresas da região. Os contêineres vazios são retirados no Porto de Rio Grande e levados até o Terminal Intermodal de Esteio, por ferrovia. De lá, eles seguem de caminhão até a fábrica para serem estufados e voltam ao Terminal para poderem retornar de trem até o complexo rio-grandense, onde são destinados à exportação.

“Esta é uma operação inédita que oferece inúmeras vantagens além de desafogar as rodovias. Sabemos do potencial de produção da região e com isso esperamos conquistar mais clientes neste segmento para diversificarmos o modal utilizado nas exportações”, explica a comercial intermodal da Brado, Elisabete Wolfarth.

A operação é inovadora e proporciona vantagens econômicas e ambientais. Além de reduzir o custo para o cliente em aproximadamente 15% e diminuir a emissão de CO2 no meio ambiente, esta alternativa intermodal também é mais segura. Para favorecer a crescente demanda deste mercado, a Companhia planeja fazer um estudo de área para reativar um terminal mais próximo da produção fumageira e reduzir ainda mais o custo do transporte.

De acordo com dados da Associação de Fulmicultores do Brasil (Afubra), o País é o segundo maior produtor de fumo no mundo. Somente o Sul responde por 96% da produção do tabaco brasileiro, com 710 mil toneladas produzidas na safra 2011/12. Diante deste cenário, a Brado espera fomentar os negócios na região, oferecendo o transporte ferroviário como uma opção logística diferenciada para o transporte de tabaco.

Perfil da Brado Logística -A Brado atua no mercado de contêineres no Brasil e Mercosul, utilizando o diferencial do transporte ferroviário para escoamento das cargas, que atendem o grande, médio e pequeno embarcador, com logística e infraestrutura integrada. A Companhia oferece capacidade, competitividade nos custos e qualidade de serviço, além de operações de transporte intermodal rodoferroviário, armazenagem de cargas reefer e dry, distribuição, frota própria, terminais de contêineres, Redex, Vigiagro e habilitações para os mercados internacionais.

A Brado opera em 20 Terminais Intermodais Rodoferroviários, 5 Armazéns Frigorificados e quatro Secos, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mercosul (Zárate, Buenos Aires e Palmira), além de possuir um EADI em Bauru.

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