Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2013 - 09:12

Jundiaí recebe astronauta em evento científico

Entre os dias 24 e 27 de julho (quarta a sábado), a cidade de Jundiaí, em São Paulo, vai sediar o 41º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento é realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Secretaria de Educação de Jundiaí.

A programação contará com minicursos e aulas de astrônomos. Os participantes vão entender mais sobre alguns fenômenos, como, por exemplo, as estações do ano, os equinócios, os solstícios, as fases da Lua e as evoluções das estrelas.

Haverá ainda observações do Sol e noturnas, além de oficinas para montar galileoscópios (lunetas) e para construir foguetes de garrafa pet e relógios solares. E, no encerramento, o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, irá conversar com o público sobre sua missão especial na Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês).

Segundo o professor e astrônomo Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o projeto tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Os minicursos e oficinas vão acontecer no Centro de Formação Permanente Professor Paulo Freire, no Complexo Argos. Já a palestra de Marcos Pontes será na Escola Técnica Estadual Vasco Venchiarutti.

Os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia são promovidos pela instituição durante todo o ano, desde 2009, através de parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). Quem quiser organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria ([email protected]).

.[41º EREA – Jundiaí (SP), de 24 a 27 de julho ( (quarta a sábado)), no Centro de Formação Permanente Professor Paulo Freire, no Complexo Argos, na Escola Técnica Estadual Vasco Venchiarutti. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA -www.oba.org.br).Programação dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia: www.erea.ufscar.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira