Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2013 - 05:59

Iveco cria equipe com foco em redução de energia e economiza 35%


Montadora é pioneira do Brasil em processo de certificação da ISO 50.001, que representa as melhores práticas atuais de nível internacional em gestão de energia. A Iveco também sai na frente ao ser a primeira montadora de caminhões da América Latina a realizar um inventário de emissões de Gases Efeito Estufa.

A gestão e conservação de energia é uma das áreas de foco fundamental para grandes empresas. O cenário na Iveco, montadora de caminhões entre as cinco maiores do País, não poderia ser diferente. A empresa criou uma equipe responsável para a gestão do recurso e já foi possível obter uma diminuição significativa da energia gasta por hora produtiva: -35% de 2009 a 2012. “O desafio agora é continuar reduzindo gradativamente este índice diante de um quadro já bastante otimizado”, conta Fábio Nardi, gerente de Manufatura Iveco Latin America.

A montadora investe entre 2 e 5% do budget anual de investimentos globais em eficiência energética. Esse montante abrange as instalações existentes, a fim de melhorar continuamente a eficiência dos processos, e, ainda, todas as especificações técnicas para novas construções ou processos. A energia elétrica representa cerca de 3% do custo de transformação.

Atualmente, a Iveco é pioneira no Brasil em processo de certificação da ISO 50.001. “Entendemos o benefício gerado por esta certificação não apenas na redução de consumo energético, mas também na qualidade de nosso produto”, confirma Nardi. A montadora, como parte da Fiat Industrial, é prestigiada no índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability World. Um dos grandes aliados neste processo é o WCM (World Class Manufacturing), modelo integrado de otimização que visa aumento da qualidade e redução de perdas em todo o processo produtivo e logístico.

Entre os projetos implantados pela fábrica em Sete Lagoas (MG) estão: aquecimento solar de água nas novas construções, exaustores solares e eólicos nos galpões das áreas produtivas, projetos de automação de equipamentos para evitar o funcionamento desnecessário e eficiência em redes de ar comprimido. O consumo de energia elétrica da Iveco no ano de 2012 foi de 32,2 GWh e 2.630.000 Sm³ de gás natural (GN).

Inventário de Gases Efeito Estufa-A Iveco também sai na frente mais uma vez ao ser a primeira montadora de caminhões da América Latina a realizar um inventário de emissões de Gases Efeito Estufa. Os gases inventariados são aqueles constituintes na atmosfera que tem capacidade de absorver ou retransmitir radiação infravermelha, contribuindo para o aquecimento global.

O inventário de GEE, feito em 2011, vem com objetivos de identificar oportunidades de redução de emissões e melhorias de processos, desenvolver indicadores para gestão das emissões, subsidiar a construção de estudos comparativos de emissões de GEE. O inventário GEE da Iveco é produzido pela empresa Geoklock, e abrange as emissões diretas associadas às diversas atividades internas (geradores de energia, transporte, caldeiras, empilhadeiras, Operação ETE, etc), e emissões indiretas associadas à energia adquirida (consumo de energia: elétrica e vapor).

Ilha Ecológica - O Complexo Industrial Integrado da Iveco, em Sete Lagoas (MG), é embasado em conceitos sustentáveis e na tecnologia ambiental. A Iveco recicla hoje 93% de todo o resíduo sólido gerado em sua fábrica de caminhões, o que equivale a mais de 15 mil toneladas por ano. O processo de reciclagem dos resíduos inicia-se na Ilha Ecológica, que foi inaugurada junto com a fábrica, em 2000, com o objetivo de receber, segregar, armazenar e destinar corretamente os resíduos sólidos gerados no processo produtivo. Além disso, na Ilha, é tratado 100% dos resíduos líquidos nas duas estações de tratamento de efluente: .Exaustores Solares |.Coletor Solar |.Exaustores Eólicos |.Ventilação_Iluminação.

A Iveco, uma empresa do Grupo Fiat Industrial, projeta, produz e comercializa uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, veículos comerciais e fora de estrada, urbanos, interurbanos e para aplicações militares, e defesa civil. A Iveco emprega cerca de 25.000 pessoas e opera em 11 países do mundo, utilizando excelência em tecnologia. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Cerca de 5 mil postos de atendimento e vendas em mais de 160 países garantem apoio técnico em qualquer lugar do mundo onde um veículo Iveco esteja em funcionamento. [www.iveco.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira