Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2013 - 09:20

O poder dos trens invisíveis na nossa carreira e na evolução do mundo

O governo brasileiro foi atropelado por um trem invisível. O mesmo pode acontecer com você, sua empresa e sua carreira. Um indivíduo pode desviar de um trem que está vindo em sua direção, porque é capaz de vê-lo e ouvi-lo. Entretanto, se vivesse em um mundo onde os trilhos e os trens fossem invisíveis e não fizessem barulho, como saberia que está em seu caminho e prestes a ser atropelado?

Uma pessoa, organização ou governo fica sobre trilhos invisíveis quando não acompanha a evolução do mundo. Nessa situação, sofrer um acidente é apenas uma questão de tempo. Vou mencionar três dessas máquinas.

Trem invisível número 1: a tecnologia-A tecnologia é o principal trem invisível a ser observado. Quando ouço alguém dizer que celulares e redes sociais são ferramentas, sei que estou diante de alguém que corre o risco de perder sua fonte de renda ou seu poder. Essas tecnologias não são ferramentas: elas criaram novos mundos que coexistem com o mundo físico. Entretanto, pessoas que vivem somente nesse último não enxergam o que acontece nos demais. E, se elas estão em cargos estratégicos, o resultado é um desastre para a empresa, o negócio ou governo.

Trem invisível número 2: aprendizado-As redes criam novos caminhos para o aprendizado. Pessoas precisam de pouco estímulo para aprender aquilo em que estão interessadas. Nesses mundos que coexistem, o acesso à informação relevante faz com que o indivíduo mergulhe profundamente no tema de seu interesse, procure outras pessoas, compartilhe ideias e fomente ações.

Trem invisível número 3: rápida expansão de ideias-Nenhum poder é capaz de deter uma ideia quando chega seu momento. Ideias que vivem somente no mundo físico andam devagar. Nos mundos criados pela tecnologia, aparecem a todos instantaneamente, não importa o quão distante estejam.

Políticos, partidos e governos ainda não sabem existir nesses mundos criados pela tecnologia. Por isso, foram atropelados e não entendem o que aconteceu. Pior é observar que desprezam esses mundos e as pessoas que vivem neles, pois acreditam que elas interagem de modo virtual e, portanto, não impactam a realidade.

No entanto, como mencionei, a rede mais valiosa que existe é aquela cujo propósito é o aprendizado. E as pessoas que se expuseram repetidamente a esses mundos adquiriram muito conhecimento e muitas habilidades. Entre elas, o poder de reflexão, organização e ação. O que mais alguém precisa para mudar o mundo?

A ideia de transformar o Brasil por meio de protestos contra partidos, políticos e governo expandiu-se rapidamente. É evidente que não há democracia sem partidos políticos, mas ter partidos que não representem a população também não é democracia.

Por fim, há outros trens invisíveis se movendo, porém todos devem refletir se suas vidas e profissões não estão, neste momento, no caminho de um dos três mencionados acima. Vamos em frente!.

.[Autor do livro Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira, Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching. [email protected] | www.alliancecoaching.com.br].

Alliance Coaching-Fundada em 2009, a Alliance Coaching é uma empresa de consultoria, coaching e treinamento de executivos que reúne profissionais com ampla atuação no ambiente corporativo e mais de uma década de experiência no segmento. Certificados pelo Integrated Coaching Institute (ICI), os sócios-fundadores Alexandre Rangel e Sílvio Celestino oferecem soluções focadas em três públicos complementares e fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho: o indivíduo, a equipe e a empresa. Com metodologia própria, que se diferencia pela aplicação modular e personalizada, a companhia tem entre os clientes atendidos: Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão, Grupo Votorantim, TV Cultura, Alcoa, Klabin e Sesi. [www.alliancecoaching.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira