Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2013 - 08:14

Gerente executiva da Petrobras assume presidência do CE-EPC


Rio de Janeiro – O Centro de Excelência em EPC (CE– EPC) realizou no dia 28 de fevereiro (quinta-feira), na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Rio de Janeiro, a cerimônia de posse de sua nova diretoria, eleita durante Assembleia Geral realizada no último dia 13 de dezembro. Na ocasião, os associados escolheram os novos diretores da organização para o exercício de 2013 e 2014.

A gerente executiva da área Corporativa da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, Renata Baruzzi assume a presidência do Centro, tendo entre seus principais desafios auxiliar as empresas que contratam e fornecem bens e serviços para a cadeia EPC (Engineering, Procurement and Construction) na busca contínua da excelência e da produtividade para atuar nos mercados nacional e internacional.

O atual presidente, Antonio Muller, da Tridimensional Engenharia, foi escolhido vice-presidente. “Estamos muito satisfeitos com a decisão dos associados. Tenho certeza que Renata Baruzzi vai usar todo o seu conhecimento para fomentar o desenvolvimento, de forma sustentada, do setor epecista no país”, afirma Muller.

Em 2012, o CE-EPC desenvolveu uma diversificada carteira de projetos para reforçar a integração da engenharia nos empreendimentos de EPC e consolidar um modelo de contrato de referência para empresas do setor. Promoveu ainda cursos de capacitações e workshops nas áreas de comissionamento e produtividade, com organizações consideradas benchmark em suas áreas de atuação.

“Em 2013, consolidaremos nossa parceria com o Construction Industry Institute (CII) reforçando assim a linha que mantivemos durante este ano de promoção das melhores práticas da indústria de Engenharia, Suprimentos e Construção”, destaca o engenheiro Danilo Gonçalves, diretor -executivo do Centro. “Nesse sentido, manteremos a linha sinalizada em nosso evento Produtividade em Ação, onde apostamos na sinergia entre as melhores práticas locais e internacionais”.

Além do CII, o Centro de Excelência em EPC vai ampliar as parcerias com organizações internacionais como Fiatech, do Texas (EUA) e a COAA (Construction Owners of Association of Alberta), do Canadá.

De acordo com Gonçalves, o CE-EPC vai estreitar o relacionamento com entidades de ensino no mercado local. “Com isso, vamos gerar projetos específicos e manter a tarefa de divulgar e disseminar práticas de valor para nossa comunidade tanto da cadeia epecista como entre as operadoras de petróleo e gás”.

O executivo destaca que, em 2013, o CE-EPC se empenhará para ampliar a participação das empresas associadas nas atividades do centro. “Elas são as nossas maiores beneficiárias”, observa.

Composição da nova diretoria: José A. de Figueiredo – Petrobras |.Guilherme Kuhner – Statoil do Brasil |.Antonio Guimarães – Shell do Brasil |.Carlos A. Aguiar Teixeira – IBP |.José Rodrigues de Farias Filho – UFF |.Alfredo Laufer – UFRJ |.José Octavio de Alvarenga – Promon |.Saulo V. Rocha Silveira – Odebrecht |.Mauricio Mendonça Godoy – Toyo-Setal |.Marcelo Bonilha – EBSE |.Luís Mendonça – ONIP |.Diretor Executivo: Danilo Gonçalves

Perfil do Centro de Excelência em EPC (CE-EPC) – O Centro de Excelência em EPC (CE-EPC) nasceu em 2008, como parte de uma das iniciativas do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). 

O objetivo do CE-EPC é agregar e potencializar os esforços realizados pelas empresas epecistas no atendimento da cadeia produtiva de óleo e gás e da indústria naval e offshore e aprimorar sua competitividade. 

São associadas do Centro de Excelência companhias de óleo e gás como Petrobras, Shell e Statoil; empresas da cadeia epecista como Keppel Fels Brasil, Iesa Óleo e Gás, Mendes Junior, Odebrecht, Queiroz Galvão, Usiminas Mecânica, UTC Engenharia; entidades de classe como o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval); universidades e centros de ensino e pesquisa como Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT). [www.ce-epc.org.br].

Perfil - Renata Baruzzi é gerente executiva da Engenharia, Tecnologia e Materiais Corporativa (ETM-Corp) da Petrobras, é paulista criada na cidade de Santos. Ingressou na companhia em 1986 no Setor de Obras da Refinaria de Cubatão, em São Paulo (RPBC). Trabalhou também na Refinaria de Paulínia (REPLAN), na área de Recursos Humanos Corporativo e desde 2002 atua na área de Engenharia da Petrobras. Possui formação técnica em Edificações e superior em Matemática pela Unicamp, onde se formou em 1993. Tem ainda cursos de especialização no Brasil e no exterior: MBA em Tecnologia da Informação na Coppe/NCE (1997/1998); Gestão Estratégica de RH, na Michigan University (2005); Gestão Estratégica de Pessoas, na FDC/Insead (2006); especialização em Administração no Ibmec/RJ (2007/2009); e Programa de Gestão Avançada, na Harvard Business School (2011).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira