Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2013 - 06:59

Fundación Mapfre e Cufa renovam compromisso com as comunidades brasileiras

Projetos apoiados pelas duas instituições incentivam o empreendedorismo para a inclusão social e laboral de jovens e já atenderam mais de 1.600 pessoas de favelas em Manaus e Salvador.

Nas favelas das cidades brasileiras, também conhecidas como comunidades, a pobreza e a exclusão social se alimentam de um círculo vicioso: falta de formação, desemprego, ausência de oportunidades, perspectivas de futuro e vulnerabilidade.

Empenhadas em reverter esse cenário, a Fundación Mapfre e a Cufa (Central Única das Favelas) desenvolvem em parceria desde 2011, projetos que buscam melhorar a qualidade de vida nessas comunidades e contribuir para a disseminação do conceito de cidadania.

O apoio da Fundación Mapfre é viabilizado a partir do programa Formando Comunidades, criado com o objetivo de promover assistência continuada a crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes. Para isso, a instituição destina recursos a diversos projetos de educação integral, com iniciativas focadas em educação, saúde e nutrição. “Ao apoiar a realização de projetos sociais dessa natureza, estamos investindo e contribuindo para a construção de um futuro melhor para essas comunidades. Temos consciência da nossa responsabilidade com esse público e da importância do nosso auxílio, que cada vez mais tem contribuído para a redução dos riscos sociais aos quais esse público está exposto”, destaca Fátima Lima, diretora da Fundación Mapfre no Brasil.

O foco de atuação principal dos projetos desenvolvidos em parceria pela Fundación e pela Cufa está orientado para a formação de jovens, com o objetivo de romper o círculo vicioso já instalado, gerar novas perspectivas de vida e inclusão social.

Em Salvador (BA), esse posicionamento é materializado com a formação de guias turísticos, um setor em plena expansão no Brasil, nas comunidades periféricas à cidade. Em Manaus (AM), considerando as demandas das empresas do Pólo Industrial da cidade, foi criado um balcão de empregos para orientar, acompanhar e encaminhar os participantes ao mercado de trabalho. Além disso, em 2013 serão realizados cursos paralelos sobre empreendedorismo, cidadania, comunicação, resolução de conflitos, trabalho em equipe, etc.

Em 2013, os projetos seguirão a estratégia de êxito já utilizada, baseando-se no aproveitamento das potencialidades dos jovens, em apoiar a liderança da própria comunidade e em adaptar parte da formação profissionalizante às necessidades do mercado de trabalho, uma vez que a geração de renda é uma prioridade dos projetos.

Desde o início da parceria em 2011, a Fundación Mapfre e a Cufa já atenderam mais de 1.600 jovens e adultos em comunidades de Manaus e Salvador, com resultados que superaram as expectativas: 115 participantes conseguiram um emprego formal; 7 foram aprovados em vestibular para universidades; mais de 1.500 jovens receberam orientação laboral e mais de 150 Cursos de Formação Profissional Titulada foram realizados no período.

“Atuamos em linha com o Objetivo do Milênio número 1 ‘Reduzir a pobreza extrema e a fome’ e trabalhamos onde a desigualdade está concentrada: nas favelas. O eixo central é gerar autonomia nestas comunidades, a partir do empoderamento dos líderes locais, aproximando-os a uma rede de contatos que viabilize os seus projetos e co-criando soluções para que estas agreguem o máximo valor a todos os grupos de interesse”, ressalta Leonardo Martins Dias, assessor estratégico em Sustentabilidade da Cufa.

A ideia é dinamizar a mobilidade social e formar sociedades mais igualitárias, baseadas na igualdade de oportunidades, em um ambiente de ampliação de perspectivas, consciência e cidadania. Porque a igualdade beneficia absolutamente a todos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira
 Consulta inválida: