Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2013 - 06:58

Petrobras Brasil: produção de petróleo aumentou 1,5% em novembro ante outubro


A produção de petróleo da Petrobras no Brasil, no último mês de novembro, atingiu 1.968.307 barris por dia (bpd), volume 1,5% acima do produzido em outubro. Se somada a parcela operada para seus parceiros, esse volume chega a 2.007.346 bpd, ou 1,7% de aumento em relação a outubro.

De acordo com o comunicado da companhia, a produção de gás natural nos campos da companhia no Brasil alcançou 62,179 milhões metros cúbicos por dia. Se for considerada a produção de gás natural da Petrobras somada à parcela operada para seus parceiros , esse volume chega a 68,464 milhões de metros cúbicos por dia. Ambos os valores mantém-se nos mesmos níveis do mês de outubro.

A produção total de petróleo e gás natural da companhia, considerados os campos no Brasil e no exterior, atingiu em novembro a média de 2.575.249 barris de óleo equivalente por dia (boed), volume próximo ao produzido em outubro (2.581.552 boed).

Os campos localizados no Brasil produziram 2.359.402 barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural), indicando um aumento de 1,2% na comparação com o mês anterior. O acréscimo deveu-se, principalmente, ao crescimento da produção da plataforma FPSO Cidade de Anchieta, localizada no pré-sal do campo de Baleia Azul, na Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo. Quando computada a produção da Petrobras somada à parcela operada para seus parceiros, esse valor atinge 2.437.973 barris de óleo equivalente por dia (boed), um incremento de 1,4% com relação ao mês de outubro.

“Vale registrar que em novembro foi dada continuidade ao programa de paradas programadas para manutenção em plataformas da Bacia de Campos, como, por exemplo, a P-18, instalada no campo de Marlim, e a P-43, no campo de Barracuda”, frisou o comunicado.

Produção do exterior-A produção total do exterior foi de 215.847 boed, correspondendo a um recuo de 13,4% em relação ao mês anterior. Desse total 119.348 barris diários foram de petróleo, correspondendo a uma redução de 20,8% na comparação com outubro, devido ao fechamento dos poços, para manutenção, da plataforma de produção do Campo de Akpo, na Nigéria.

“A produção de gás natural chegou a 16, 395 milhões de metros cúbicos por dia, com um declínio de 2,1% em relação a outubro. A diminuição ocorreu pelo fechamento dos poços de Santa Cruz I e Santa Cruz II devido à paralisação sindical na Argentina e menor venda de gás ao cliente externo - Empresa Elétrica de Piura Sociedade Anônima (EEPSA) - no Peru”, lembrou o comunicado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira