Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2012 - 07:25

Ferreira Costa inaugura mais uma loja no Nordeste


Recife ganha mais uma loja da Ferreira Costa, que inaugura a quarta unidade da rede, sendo a terceira em Pernambuco. Fundada em 1884, hoje é o maior home center do Brasil e está presente em dois estados, na Bahia com a loja de Salvador e em Pernambuco com a loja de Garanhuns e Recife que agora conta com duas unidades, uma no bairro da Imbiribeira e a mais nova no bairro da Tamarineira que é a maior do grupo, com 60 mil m² de área construída e 16 mil m² de loja, que vai atender a zona norte com um mix único de 70 mil itens.

Segundo o gerente geral, Alexandre Fernandes, a loja possui quatro pavimentos que vão abrigar estacionamentos com 600 vagas, um piso para materiais de construção e outro exclusivo para móveis e decoração que tiveram uma maior ampliação em mix. Haverá ainda uma alameda de serviços que atenderá ao público com lanchonetes, restaurantes, lotérica, salão de beleza, entre outros serviços. Já estão confirmados O Botícário, Cacau Show, Doutor Resolve reparos e reformas, Fri-Sabor, Subway, Mutti Delicatessen, Farmácia Santa Maria, Tempero da Fazenda, agência do Banco do Brasil, Central de Óculos, Restaurante e pizzaria Atlântico e Deltaexpresso.

Assinados pelos arquitetos Luiz Augusto Rangel Moreira e Sylvia Schero, com o calculo estrutural do engenheiro Sérgio Osório da Engedata, a obra teve sua estrutura montada com o uso de um sistema de pré-fabricados de concreto produzidos pela T&A Pré-Fabricados. No total, foram usados 6.800 m³ de concreto em pilares, vigas e lajes. Segundo Luciana Azevedo, gerente de projetos da Ferreira Costa, esse sistema foi escolhido por causa da agilidade e limpeza na execução, pela redução do desperdício de materiais e pelo maior desempenho técnico.

A sustentabilidade não fica apenas no uso do sistema de pré-fabricados, a loja do bairro da Tamarineira se destaca pela preocupação socioambiental. Visando a economia de energia, a nova loja é climatizada utilizando tecnologia que reduz o consumo por sistemas de chiller. Todos os pavimentos estão utilizando o uso de iluminação Zenital, que é um recurso para aproveitar a luz natural por meio de telhas de policarbonato, além da fachada em pele de vidro com vidro eco light. A outra parte da iluminação é feita através de LEDs, com lâmpadas e luminárias de alta performance. O fechamento do prédio é de painéis termo acústico, evitando a troca de calor entre o exterior e interior da loja.

O estacionamento com sinalizador de vagas livres funciona de forma que os carros circulem menos, estacionando mais rápido e diminuindo a emissão de gás carbónico. A loja também se preocupa com o aproveitamento da água, através de estação de tratamento de esgoto que fará o reuso utilizando nas descargas e irrigação do jardim. O lixo gerado pela loja também tem atenção especial, pois é totalmente reciclado.

Cerca de 600 novos empregos foram gerados, sendo parte destes com pessoas de comunidades do entorno da loja, que foi construída do lado de uma Zeis (Zona especial de interesse social). Até o final do ano serão 800 empregos.

Para 2013 está prevista a construção de mais uma unidade no Estado de Sergipe, na cidade de Aracajú.

Ferreira Costa-Fundada em 1884, em Garanhuns, pelo imigrante português João Ferreira da Costa que chegou ao Recife em 1876, acompanhado dos irmãos mais velhos Francisco e Júlia Ferreira da Costa.

Com a chegada da ferrovia em 1887, o trem trouxe mais progresso para a cidade e região, e o pequeno armazém de secos e molhados, fundado por João, cresceu e passou a importar da Europa ferramentas e implementos agrícolas para atender às necessidades do mercado local. Em suas viagens a Europa com a esposa, nasce em Portugal o seu primogênito, João Ferreira Costa Filho, que seria seu sucessor nos negócios. Mantendo o espírito empreendedor do fundador português, a família Ferreira Costa fez com que a empresa se tornasse pioneira na comercialização de novos produtos, e na inserção de novas tecnologias; fornecendo às famílias da região materiais de construção, utilidade para o lar, e os primeiros rádios, geladeiras e televisores, cujo uso na região de Garanhuns só foi possível pela iniciativa de instalar uma torre particular de transmissão de TV, que captava o sinal da cidade do Recife.

Na década de 80, foi também pioneira na implantação do primeiro home center totalmente informatizado do Nordeste, em Garanhuns, operando no sistema de autosserviço. Esses conceitos de vanguarda foram fruto de pesquisas e visitas a várias lojas do segmento em mercados mais desenvolvidos no Brasil e no exterior. Passando de geração em geração, a Ferreira Costa é hoje comandada por Cyro Ferreira da Costa, neto do fundador, juntamente com seus filhos e netos, que representam a 4ª e 5ª geração da família à frente dos negócios.

A Ferreira Costa atua hoje no mercado do Nordeste com unidades em Garanhuns, Recife e Salvador, e faz parte de um seleto grupo de empresas que consegue chegar aos 128 anos de existência, em 2012, conduzida pela mesma família, e ainda em processo de franca expansão. Estando entre as 14 empresas mais antigas de Pernambuco em funcionamento, a Ferreira Costa hoje ocupa o 5º lugar no ranking nacional das lojas de material de construção de acordo com a revista Anamaco. Há mais de 12 anos está entre os 50 maiores contribuintes de ICMS no estado de Pernambuco. A empresa conta hoje com 1.600 colaboradores diretos e mais 230 promotores para apoio de vendas. Consciente de sua responsabilidade social mantém vários trabalhos de cunho socioambiental.

Como recompensa pela preocupação com a excelência no atendimento e serviços prestados aos seus clientes, Ferreira Costa já recebeu vários prêmios. Entre eles podem ser destacados o 1º lugar no Recall de marcas do Jornal do Commercio, 1º lugar no ranking dos maiores e melhores da Revista ANAMACO da Região Nordeste, 1º lugar no prêmio "Marcas que eu Gosto" que identifica a Ferreira Costa como uma das marcas mais lembrada na categoria lojas de materiais para construção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira
 Consulta inválida: