Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2012 - 08:14

Histórias dos mercenários ganha tradução para o português

Livro do professor universitário de História contemporânea Walter Bruyère-Ostell, que mostra a importância do papel dos soldados da fortuna ainda nas guerras atuais, já empolgou os franceses e agora chega ao Brasil editado pela Contexto.

O primeiro estudo sistemático sobre os mercenários de guerra desde a Revolução Francesa até os dias atuais chega às livrarias no próximo dia 07 de novembro. Editado pela Contexto, o livro História dos mercenários é de autoria de Walter Bruyère-Ostell, professor universitário de História contemporânea em Aix-en-Provence (França) e especialista em História militar dos séculos xix e xx.

Recebida com entusiasmo pelo público francês, a obra narra a trajetória dos soldados da fortuna, que ainda têm papel relevante na cena dos conflitos contemporâneos, como as recentes guerras do Iraque e do Afeganistão. Esses combatentes, que por muito tempo constituíram a espinha dorsal dos exércitos europeus, ainda são a força de guerras entre os Estados. Tanto que as empresas militares privadas estão em franca expansão e já movimentam cerca de 100 bilhões de dólares por ano no mundo, conforme Bruyère-Ostell relata no livro.

Segundo o professor, os mercenários foram se espalhando pelo planeta juntamente com a globalização do comércio e dos conflitos. Eles passaram pelas guerras de independência, tanto na América quanto na África, e chegaram à atualidade. Com foco na remuneração, os soldados da fortuna, muitas vezes, não se interessam por causas, motivações, acontecimentos. Nenhum desses fatores é levado em conta, quando decidem colocar a si próprios ou suas forças armadas à disposição de um empregador, seja ele público ou privado.

No entanto, há quem os considere heróis internacionais, como Che Guevara e Garibaldi. Outros preferem chamá-los de aventureiros e criminosos. O fato é que os mercenários fazem parte do leque de profissões mais antigas do mundo e continuam a participar dos principais embates ao redor do globo. Ao que parece, os soldados da fortuna têm um futuro promissor, diante da instabilidade crescente vista nas relações entre povos.

Perfil da editora - Com 25 anos de mercado, a Contexto foi fundada por Jaime Pinsky, historiador e professor com passagens por UNESP, USP e Unicamp. A editora publica livros de referência, para a academia, e livros que ganham destaque em livrarias, além de reforçar suas linhas habituais com traduções e títulos de renome. Histórias de mercenários é a 12a obra da editora com enfoque em temas de guerra.

Histórias dos mercenários | Autor: Walter Bruyère-Ostell | Formato: 16x23 cm | 240 páginas. | Preço: R$ 47,00

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira