Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2012 - 06:47

Parceria Embraco-Polo completa 30 anos

História do Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da Universidade Federal de Santa Catarina é marcada pelo lançamento de inovações e formação de pesquisadores de nível internacional.

Florianópolis (SC), Brasil, 9 de novembro – A Embraco realiza hoje, em conjunto com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC), evento que marca a comemoração dos 30 anos de parceira entre a empresa, líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração, e o POLO - Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica.

O evento conta com a presença do presidente da Whirlpool, João Carlos Brega e do presidente da Embraco, Roberto Holthausen Campos. Ele é realizado no prédio localizado no campus da UFSC que abriga os laboratórios do POLO, construído entre 2003 e 2006 com o patrocínio da Embraco, especialmente para atender as necessidades de pesquisa na área da refrigeração

“A construção do prédio do POLO é um dos principais marcos dessa parceria de sucesso. Ter as instalações especialmente preparadas para receber os laboratórios permitiu que pudéssemos evoluir ainda mais nas pesquisas, fato que nos colocou em uma patamar de igualdade com instituições estrangeiras em termos de infraestrutura”, conta o Profº Jader Riso Barbosa Junior, um dos quatro membros do corpo docente da UFSC dedicados em tempo integral às atividades do POLO.

A estrutura atual conta com 15 laboratórios distribuídos em cerca de 2.500 metros quadrados e destinados a atividades de pesquisa em compressores, sistemas de refrigeração e novas tecnologias. Ela dá suporte a um total de 100 pessoas dedicadas à pesquisa e desenvolvimento em refrigeração, incluindo: 4 docentes com dedicação integral, 2 pesquisadores doutores; 15 doutorandos; 23 mestrandos; 43 estudantes de graduação; 3 engenheiros, 11 técnicos e 8 funcionários administrativos.

Para Roberto Campos, presidente da Embraco, um dos maiores benefícios da parceria com o POLO é a formação de pesquisadores que hoje compõe 40% dos profissionais do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento na companhia. “São os ex-alunos do POLO que hoje nos ajudam a criar inovações que terão grande impacto na melhoria da eficiência energética dos refrigeradores, como a tecnologia Fullmotion – que reduz em até 40% o consumo de energia do produto final se comparado à tecnologia convencional liga-desliga.”

Reconhecimento e lançamento de tendências - O POLO é parte do Departamento de Engenharia Mecânica, cujo programa de graduação iniciou-se em 1962 com o nome de Escola de Engenharia Industrial da UFSC. Fundado em 1986 por professores da área de Ciências Térmicas, o POLO é reconhecido, nacional e internacionalmente, como um centro de excelência no campo da refrigeração, formando engenheiros altamente qualificados e desenvolvendo pesquisas em sintonia com as necessidades da indústria.

Ao longo de sua existência, os membros do corpo docente associados ao POLO supervisionaram 130 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado. Também foram publicados mais de 400 trabalhos completos em anais de conferências e cerca de 150 artigos em periódicos indexados.

“Atualmente o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) reconhece 123 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia no Brasil, sendo apenas 7 no ramo da engenharia e 2 especificamente ligados à engenharia mecânica. O POLO é uma dessas duas instituições, sendo a sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica, o que para nós representa um grande reconhecimento do trabalho de ponta realizado aqui”, conta o Prof. Cláudio Melo.

Perfil- A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi fundada em 18 de dezembro de 1960. É o lar de 57 Departamentos distribuídos entre 12 faculdades (centros). No total, 73 cursos de graduação são oferecidos para mais de 27 mil alunos. A UFSC conta com 48 cursos de mestrado, 33 de doutorado e 88 de especializações, aos quais se dedicam mais de 8 mil alunos. Segundo o ranking do jornal Folha de S. Paulo, a UFSC é a 9ª colocada entre as universidades brasileiras. O campus principal da universidade, localizado em Florianópolis, tem 224.850 m2 de área construída distribuídos em uma área total de um milhão de metros quadrados.

Perfil- A Embraco é líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração – o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade produtiva superior a 35 milhões de unidades ao ano, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus 12 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil (a sede fica em Joinville-SC), na China, Itália, Eslováquia, México e Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira