Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

22/09/2012 - 06:49

Ministro Marco Antonio Raupp lança edital do Inova Petro na Rio Oil & Gas 2012


O primeiro edital do Programa Inova Petro acaba de ser lançado, durante a cerimônia de abertura da Rio Oil & Gas 2012, no Riocentro, Rio de Janeiro, pelo ministro Marco Antonio Raupp, nesta segunda-feira, 17/9. Também estiveram presentes o presidente da FINEP, Glauco Arbix, e o diretor de Inovação da FINEP, João De Negri, entre outras autoridades.

'Este evento nos enche de orgulho, em razão do êxito do setor de petróleo e gás no Brasil se dever, sobremaneira, aos investimentos feitos com vistas ao seu desenvolvimento científico e tecnológico”, disse o ministro Raupp em seu pronunciamento. Ao lançar o edital do Inova Petro, o ministro afirmou que “a iniciativa reafirma e reforma o apoio do Governo à inovação, como instrumento privilegiado para o desenvolvimento econômico e social do País”.

“O tamanho da Rio Oil & Gas 2012 é uma demonstração inequívoca da força da indústria brasileira de petróleo e gás, e do espetacular crescimento da área nesses 30 anos”, afirmou João Carlos de Luca, presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), organizadores do evento, em sua fala.

A FINEP está presente com um estande de 200m2, no pavilhão 3, onde dez empresas apoiadas pela FINEP estão expondo suas inovações. A Rio Oil & Gas vai até quinta, 20/9. Veja aqui o álbum de fotos do evento.

O Inova Petro - Poderão participar do processo de seleção do Inova Petro empresas brasileiras e/ou grupos econômicos brasileiros com Receita Operacional Bruta (ROB) superior a R$ 16 milhões, individualmente ou em parceria. Projetos de empresas com ROB inferior a esse limite são elegíveis somente se desenvolvidos em conjunto com outra empresa e/ou grupo econômico com ROB superior a este valor.

Não são passíveis de apoio, com recursos deste Programa, projetos de tropicalização e/ou internalização de tecnologias já desenvolvidas no exterior pelas matrizes e/ou controladoras de empresas proponentes instaladas no Brasil.

Poderá ser concedido o apoio a projetos que impliquem em efetiva transferência e absorção de competência(s) e tecnologia(s). Para tanto, admite-se a contratação de serviços e compra de itens no exterior, e a realização de parcerias estratégicas, desde que haja justificativa e fique comprovada a plena absorção de tecnologia no País.

Prazos da primeira chamada: - Submissão das cartas de manifestação de interesse: 1/11/2012 | - Resultado da seleção das empresas: 17/12/2012 | - Divulgação do resultado da seleção das empresas após recursos: 7/01/2013 | - Apresentação dos planos de negócios e da documentação Jurídica, de crédito e de garantia: 8/3/2013 | - Resultado da seleção dos planos de negócio: 7/6/2013 | - Divulgação do resultado da seleção das empresas após recursos: 28/6/2013 | - Estruturação dos planos de suporte conjunto: A partir de 28/6/2013

Lançado no dia 13 de agosto, o Inova Petro é uma parceria da FINEP com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com consultoria técnica da Petrobras, e vai destinar R$ 3 bilhões para desenvolver a cadeia de fornecedores para a indústria de petróleo e gás e, com isso, aumentar o conteúdo local da indústria.

O programa tem duração prevista até o ano de 2017, oferecendo recursos para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas às seguintes linhas temáticas: processamento de superfície – tecnologias aplicáveis no processamento que acontece em plataformas e embarcações; Instalações submarinas – tecnologias aplicáveis aos diversos equipamentos e dutos que ficam abaixo da lâmina d’água; Instalações de poços – tecnologias aplicáveis ao poço no fundo do mar. Veja aqui um vídeo institucional sobre o programa.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira