Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2012 - 06:33

Petrobras inicia participação na 30ª Rio Oil and Gas


No estande da companhia, o simulador de Manobras Marítimo-fluvial desenvolvido pela Petrobras e pela Transpetro em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Uma das funções do simulador é auxiliar no treinamento dos responsáveis por conduzir os navios aliviadores da Companhia, que trazem para o continente o petróleo produzido pelas plataformas marítimas.

A Petrobras foi destaque no primeiro dia da 30ª edição da Rio Oil and Gas, inaugurada no dia 17 de setembro (segunda-feira), no Rio de Janeiro. Representando a presidente Maria das Graças Silva Foster, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, Almir Barbassa, participou da cerimônia da abertura, inaugurou o estande da Petrobras e atuou como mediador da sessão plenária "O papel da indústria do Petróleo na Promoção do Desenvolvimento Econômico Sustentável".

Estiveram presentes à abertura autoridades e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor de petróleo e gás. Entre outros, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard e o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Logo após a cerimônia, o diretor Almir Barbassa inaugurou o estande da Petrobras, onde está sendo apresentado um simulador de Manobras Marítimo-fluvial desenvolvido pela Petrobras e pela Transpetro em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Uma das funções do simulador é auxiliar no treinamento dos responsáveis por conduzir os navios aliviadores da Companhia, que trazem para o continente o petróleo produzido pelas plataformas marítimas. Até agora foram construídos três protótipos com tela 3D e reprodução de instrumentos de navegação usados pelos condutores das embarcações.

Com o simulador é possível treinar situações enfrentadas durante operações reais em diversas condições climáticas e oceânicas na costa brasileira. O equipamento permite a realização de estudos virtuais nos navios plataforma P-35 e P-51, ambos instalados na Bacia de Campos, e ainda em uma monoboia, unidade flutuante presa ao fundo do mar, usada para carga e descarga de petróleo e derivados. Também são reproduzidos pelo simulador diversos navios da frota da Transpetro. O simulador está disponível para os visitantes durante todos os dias da exposição.

Além do simulador, os visitantes podem encontrar no estande da Petrobras um espaço destinado aos fornecedores, totens informativos e um vídeo sobre as estratégias da Companhia, em especial a política de Conteúdo Local e as oportunidades abertas para a cadeia de fornecedores pelos projetos desenvolvidos pela Petrobras. O vídeo conta com depoimentos da presidente Graça Foster, do diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Companhia, José Antônio de Figueiredo, e de dirigentes de empresas parceiras.

À tarde, Barbassa participou como mediador da sessão plenária "O papel da indústria do Petróleo na Promoção do Desenvolvimento Econômico Sustentável". O diretor destacou a importância da energia para o desenvolvimento e para a qualidade de vida. Segundo ele, "hoje a humanidade desfruta de uma qualidade de vida muito superior se comparada há dois séculos". Ressaltou ainda que "petróleo e gás contribuem como fonte primária de energia em mais de 50%" e que "a demanda crescente por energia é o maior desafio". Barbassa concluiu, destacando a importância de ações de eficiência energética para a sustentabilidade.

A Rio Oil and Gas está sendo realizada no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 20 de setembro. A exposição conta com cerca de 1300 expositores, distribuídos por aproximadamente 40 mil m². São esperados 55 mil visitantes nos quatros dias de exposição.

.[ O Rio Oil & Gas acontece nos de 17 a 20 de setembro (segunda a quinta-feira), das 14h às 20h, no Riocentro, Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira