Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2012 - 06:33

Firjan apresenta equipamentos com tecnologia de ponta na Rio Oil & Gas

Presente no maior evento de petróleo e gás da América Latina, federação oferece soluções inovadoras para o setor.

O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) participa da 16ª edição da Rio Oil & Gas 2012, principal feira de petróleo e gás da América Latina, que vai de hoje ao dia 20 de setembro, no Riocentro. O estande da Firjan reúne dois equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta para operações no segmento de petróleo e gás: Maquete Holográfica 3D e Planta de Processo de Realidade Aumentada. No último dia da feira [20/09], às 15h, a Firjan vai apresentar o seminário “Simulador Dinâmico para Capacitação Profissional do Segmento Petróleo e Gás”, com o engenheiro Athayde de Freitas.

Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia SENAI-RJ Automação e Simulação (CTS), a Maquete Holográfica 3D reproduz o funcionamento de uma plataforma, em formato miniatura. Através da realidade virtual, é possível ver as soluções desenvolvidas pela FIRJAN para procedimentos nas plataformas, a exemplo do Simulador de Lastro.

O Simulador de Lastro é o mais moderno simulador de estabilidade e emergências em plataformas do mundo, com outros dois modelos em funcionamento apenas na Escócia. O equipamento utiliza diversos cenários para apresentar situações reais, rotineiras e de emergências nas plataformas de petróleo e gás, promovendo treinamento offshore, com padrão internacional, de gerentes e operadores em ambientes únicos na América Latina.

Por meio de aplicações de realidade virtual e aumentada, com uso em ambientes interativos e imersivos, empresas de diversos portes conseguem se tornar mais competitivas ao usar o simulador não só para capacitação profissional, mas também para testes, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Está em operação no Centro de Tecnologia SENAI-RJ Automação e Simulação, em Benfica (RJ), onde são ministrados cursos de capacitação profissional. Desenvolvido no Brasil com as características das plataformas em operação no país, o simulador pesa 12 toneladas.

O equipamento simula, por exemplo, o pouso de um helicóptero, em que o operador deve calcular os esforços, pesos e tensões que são necessários a serem equilibrados com os demais empregados na plataforma para a aterrissagem. Simula também um rebocador ao se aproximar de uma plataforma, o que pode gerar um choque (abalroamento) com a estrutura da embarcação e causar alguma avaria. Neste momento, o operador deve corrigir e compensar a estabilidade, mantendo a integridade e a segurança da plataforma até os devidos reparos.

Outra atração do estande da FIRJAN é a Planta de Processos de Realidade Aumentada, que simula procedimentos de inspeção de equipamentos e manutenção industrial, em escala reduzida. A visualização da simulação é vista por um tablet, que, ao ser apontado para o equipamento, reconhece sua atividade. O tablet pode interpretar, por exemplo, informações de banco de dados do equipamento, última manutenção efetuada, manual de alguma peça, além de permitir infinitas interações, como dar baixa em estoque.

Rio Oil & Gas-Comemorando seu 30º aniversário em 2012, a Rio Oil & Gas chega a sua 16ª edição como um evento de referência internacional no debate e exposição da indústria de petróleo e gás natural. O evento, que acontece no Rio de Janeiro entre 17 e 20 de setembro, estará maior, porque além de ocupar os cinco pavilhões do Riocentro, terá tendas adicionais e ainda ganhará um novo bloco temático na conferência - Gestão e Cenários da Indústria - que vai tratar com maior profundidade de temas relevantes para o setor. A iniciativa permitirá aos congressistas ampliar discussões de questões como novas fronteiras de exploração, segurança operacional, conteúdo nacional, qualificação profissional, novas tecnologias, responsabilidade associada aos acidentes ambientais e mobilidade sustentável.

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), mais uma vez será composto de uma exposição e conferência, cujo lema este ano é “Inovar e Crescer com Responsabilidade”. Serão 1,5 mil empresas e instituições expositoras, número superior aos 1,3 mil expositores da última edição, em 2010. A expectativa é que pelos 37 mil m² de área da feira passem 55 mil visitantes - 2 mil a mais do que na edição anterior do evento.

Outra novidade neste ano será a realização da Arena+10, onde acontecerá um amplo debate sobre responsabilidade socioambiental, em um espaço montado especialmente para isto, à parte da feira e das salas de conferência. O nome dado ao evento paralelo, além de ser uma alusão à Rio+20, marca o período de dez anos da criação de uma espaço específico para discutir o tema sustentabilidade na indústria de petróleo e gás, quando o Brasil sediou o 17º Congresso Mundial de Petróleo (WPC) em conjunto com a Rio Oil & Gas.

As Rodadas de Negócios, coordenadas pela Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverão oportunidades entre petroleiras e fornecedores. Já a qualificação de mão de obra será o tema principal do programa “Profissional do Futuro”, voltado para jovens universitários, iniciativa do IBP com apoio do seu Comitê Jovem. [www.firjan.org.br]

.[ O Rio Oil & Gas acontece nos de 17 a 20 de setembro (segunda a quinta-feira), das 14h às 20h, no Riocentro, Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira