Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2012 - 06:23

Solução tecnológica para centro de comando e controle na área de petróleo e gás será apresentada durante a Rio Oil and Gas

De 17 a 20 de setembro, o Rio de Janeiro vai receber um dos maiores eventos do setor de Energia do mundo, a Rio Oil and Gas. O evento reúne grandes companhias internacionais e empresas brasileiras, que estarão presentes expondo suas soluções para o mercado-alvo da feira. É o caso da Módulo, especializada em Segurança da Informação, Governança, Riscos e Compliance (GRC). Em sua participação, a empresa apresentará uma solução para segurança e proteção de Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA), que utilizam software para monitorar e supervisionar as variáveis e os dispositivos de sistemas de controle conectados através de drivers específicos; além de soluções automatizadas para gestão, monitoramento e proteção de infraestruturas críticas. A empresa Módulo estará no estande da empresa americana Tyco, fabricante de sistemas de segurança eletrônica e detecção e combate a incêndios, demonstrando uma simulação de Sala de Comando e Controle com o software Risk Manager integrado ao software Proximex e outros produtos da Tyco.

A solução da Módulo permite a empresas de petróleo e gás a gestão e o monitoramento dos riscos operacionais, cibernéticos e segurança física em seus ativos críticos. Uma petroleira, por exemplo, pode monitorar seus campos de produção de petróleo por meio de um centro de comando e controle, possibilitando uma gestão e monitoramento centralizados dos riscos que possam afetar sua infraestrutura nos aspectos físicos, cibernéticos e processuais. A automatização e integração desses processos é possível com o software Módulo Risk Manager, que viabiliza a integração com os diversos dispositivos de segurança física e a gestão dos riscos por meio de bases de conhecimentos específicas para o setor.

O mesmo software já foi utilizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP) para automatizar a medição da produção dos campos fiscalizados pela Agência. Até então, esse trabalho era realizado presencialmente por fiscais da ANP, que precisavam visitar cada campo do país para obter informações sobre a produção e checar os dados enviados pelas operadoras. A implementação do software permitiu a captação remota dos dados de produção através de um dispositivo automático de quantificação instalado nas válvulas de entrada dos poços. Assim, as visitas dos técnicos da ANP passaram a ser necessárias in loco somente em caso de divergências entre as informações captadas pelo dispositivo e as relatadas pelas operadoras de petróleo.

De acordo com Alexandre Lyra, Executivo de Negócios da Módulo para o setor de Energia, a solução otimiza os resultados das empresas à medida que permite um maior controle dos processos e a gestão centralizada de ativos distribuídos. “A solução pode ser usada para segurança e controle de infraestruturas críticas nas áreas de Telecomunicações, Energia, produção e exploração de óleo e gás, abastecimento e outros. Esse monitoramento automatizado e remoto permite a redução de custos e tempo, além de reforçar a segurança dos ativos, podendo, inclusive, monitorar o acesso físico a um determinado setor. É uma solução completa que auxilia as empresas, principalmente na área de petróleo e gás, a estarem em conformidade com as regulamentações do setor”, aponta Lyra.

Principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro. Desde sua primeira edição, em 1982, a feira e conferência vêm colaborando na consolidação do Rio de Janeiro como "capital do petróleo", já que o estado concentra 80% de todo o óleo produzido no país, além de 50% da produção de gás. A exposição apresenta produtos e serviços relacionado ao setor, além de conferências sobre temas relativos a inovações tecnológicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira