Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2012 - 06:23

Feira traz ao Rio as novidades tecnológicas

As principais novidades tecnológicas da indústria petrolífera estão sendo mostradas na exposição da Rio Oil & Gas, aberta oficialmente no dia 17 de setembro 9segunda-feira). A cerimônia contou com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, a diretora geral da ANP, Magda Chambriard, o diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e o presidente do IBP, João Carlos de Luca, que, logo após a abertura, percorreram os pavilhões do Riocentro para conhecer os produtos e serviços expostos por 1.300 empresas e instituições que ocupam uma área de 39.500 m².

Em visita ao estande da FINEP , a Agência Brasileira de Inovação, as autoridades celebraram o lançamento oficial do Inova Petro, um edital de fomento de inovação em bens e serviços do setor de petróleo e gás, com o objetivo de ampliar o conteúdo local nos projetos industriais. Para execução do programa, o BNDES firmou acordo no valor de R$ 3 bilhões com a Petrobras e a Finep.

Outro destaque que chamou a atenção das autoridades foi o Simulador Marítimo Hidroviário (SMH), 100% nacional, desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), apresentado no estande da Petrobras. O equipamento se destina ao treinamento de operadores de balsas hidroviárias. Equipado com visualização totalmente em 3D, o simulador já está sendo utilizado pela Transpetro para a análise de procedimentos e dimensionamento de sistemas e para o treinamento inicial ou reciclagem de capitães e pilotos fluviais que atuarão no transporte de combustíveis (álcool e biodiesel) na hidrovia Tietê-Paraná.

No quesito inovação, a FMC Technologies, fabricante de equipamentos, se destaca com a apresentação do Separador Submarino Água-Óleo (SSAO) encomendado pela Petrobras e que está em fase de testes no campo de Marlim Sul. No estande da empresa, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar uma apresentação em 3D do equipamento submarino de mais alta tecnologia da atualidade, que foi premiado na última edição da OTC, em Houston, Estados Unidos.

.[A exposição da Rio Oil & Gas fica aberta das 12h às 20h até quinta-feira [20 de setembro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira