Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2012 - 08:32

Combustol apresenta diferenciais e tecnologia de ponta na Rio Oil & Gas 2012

Com foco nas oportunidades que vem surgindo com a exploração do pré-sal, o Grupo se prepara para novos negócios durante a feira.

– O Grupo Combustol e Metalpó (www.combustol.com.br), um dos principais grupos industriais do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó, marca presença na 15ª edição da Rio Oil & Gas, o principal evento de petróleo e gás da América Latina, que ocorre entre os dias 17 e 20 de setembro no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.

Com equipamentos e tecnologia de ponta, no Brasil e no exterior, o Grupo se destaca há mais de cinco décadas nos mercados de siderurgia, metalurgia, petroquímica e tratamento térmico. E, a cada dia mais, aumenta sua participação no setor de petróleo e gás, um dos mais promissores do momento, principalmente com a extração do pré-sal. O Grupo já desenvolveu e entregou dezenas de equipamentos e serviços para o setor, incluindo fornos aquecedores e de processos para refinarias, petroquímicas e plantas de tratamento de gás.

Entre eles, ganha destaque a entrega da convecção para os fornos da refinaria Presidente Bernardes Cubatão (RPBC), da Petrobras. Desenvolvido pela divisão de equipamentos petroquímicos da Combustol, o projeto foi um trabalho pioneiro que resultou na movimentação para a troca da antiga convecção do forno aquecedor de carga (L-2701) para torre de destilação a vácuo, de onde são extraídos gasolina, querosene e óleo diesel. O trabalho é considerado uma referência no setor por permitir a substituição da convecção sem a necessidade de desmontagem das estruturas existentes do forno, tais como as vigas de sustentação do teto de radiação, dutos de interligação e chaminé. Além da grande expertise no setor, a empresa conta com parceria da multinacional Selas Linde, que oferece todo suporte técnico, verificação dos cálculos de processo térmico, cotação de equipamentos importados e a participação de técnicos que acompanham desde a engenharia de detalhamento na Combustol, comissionamento e o Startup do equipamento. Para elevar ainda mais a qualificação de seus serviços, o Grupo pretende ampliar seus negócios em parceria com a Linde, em busca da inclusão no Certificado de Registro Cadastral (CRCC) da Petrobras do fornecimento de incineradores, que ajudam a reduzir o volume de resíduos nocivos. Esses equipamentos já são oferecidos para diversos mercados como, por exemplo, indústria petroquímica, química fina e farmacêutica.

A divisão registra ainda outros destaques como a entrega de 18 equipamentos tipo carro – modelo EECR-55/110/100 para a PetroquimicaSuape – especialista em filamentos de poliéster e produção da matéria prima utilizada na fabricação de garrafas PET. Os equipamentos têm como finalidade pré-aquecer filtros, também conhecidos como ‘Packs filtrantes’, em temperaturas de até 325°C. Esses filtros são utilizados para a extrusão de filamentos de poliéster, ou seja, para dar forma ao produto. Para o coordenador de produção, da PetroquimicaSuape, Carlos Donizeti Simões, os produtores destes equipamentos da indústria têxtil, normalmente, encontram-se na Alemanha, Índia e nos EUA. “Procuramos no mercado nacional uma empresa d e porte que pudesse fornecer os equipamentos com a mesma qualidade e a Combustol elaborou um projeto dentro dos padrões exigidos com custo competitivo e excelente qualidade”, afirma.

O Grupo também atua no setor de óleo e gás com a divisão de tratamento térmico. Referência na oferta dos serviços no país, a Combustol é a única do segmento que oferece ao mercado os diferenciais da tecnologia Nitreg®, em parceria com a canadense Nitrex Metal Inc. Com um processo que permite o controle efetivo do potencial do nitrogênio, a nitretação proporciona maior resistência e durabilidade às peças. No setor de óleo & gás, a nitretação é essencial, pois garante a resistência ao desgaste e corrosão, tornando-se necessária em instalações de custo elevado, como equipamentos de exploração de petróleo no mar.

O setor de petróleo e gás também conta com a experiência da CombustolAmal - empresa que surgiu da união entre o Grupo Combustol & Metalpó e o Grupo Amal Portugal, tornando-se especialista na produção de gasoduto e oleoduto. Entre os trabalhos oferecidos ao setor, este ano, a empresa conquistou o Certificado de Registro de Classificação Cadastral (CRCC) para fornecimento para a Transpetro (subsidiária da Petrobras). Com a conquista, a empresa passou a fornecer serviços como manutenção de tanques aéreos verticais, construção de tubulações aéreas e subterrâneas para oleodutos e gasodutos, construção de tanques com até 45m mil m³ e acima desta metragem, como, por exemplo, o Maracanã (em média com 50 mil m³), que levam cerca de 18 meses para serem construídos. Além disso, a empresa vai fornecer o serviço de jateamento em processos de pintura industrial dos equipamentos.

Durante todo o evento, o Grupo contará com a presença de gestores especialistas nas divisões de petroquímica, tratamento térmico e, também, da CombustolAmal. Os executivos permanecerão no estande para esclarecer dúvidas, apresentar serviços e equipamentos e trocar experiências com os participantes. Para o gerente de Relações Institucionais e Mercados do Grupo Combustol & Metalpó, Marcelo Lobo Peçanha a participação no evento é extremamente valiosa, “é uma ótima oportunidade para estarmos um pouco mais perto e podermos receber pessoalmente nossos clientes, parceiros e fornecedores. Estaremos presentes nesta edição, assim como nas últimas, sempre em busca de novas oportunidades e parcerias em projetos voltados a cadeia de &oac ute;leo e gás e qualquer negócio que envolva tecnologia térmica, na qual a Combustol é especialista e oferece uma extensa linha de equipamentos, serviços de tratamento térmico e fornos industriais genuinamente brasileiros e com tecnologia de ponta em nível mundial”, afirma.

Responsabilidade socioambiental – Mais uma vez o Grupo reforça sua consciência da importância de investir em ações sustentáveis. Em parceria com a empresa Neutralize, o Grupo analisou todos os possíveis impactos ambientais relacionados à montagem do estande, incluindo o uso de máquinas, geradores de energia, transporte, entre outros, e investiu na neutralização de crédito de carbono. O investimento é um incentivo a projetos ambientais certificados pela ONU, que capturam ou deixam de emitir gases de efeito estufa na atmosfera. Com o apoio a essa iniciativa, o Grupo adquiriu o certificado de neutralização de emissões e o selo, que estará exposto no estande, com n&uac ute;mero de identificação que garante o rastreamento da neutralização.

.[Rio Oil & Gas 2012|Estande: Pavilhão 3, localização H2, de 17 a 20 de setembro, de segunda a quinta das 12h às 20h,no Riocentro – Centro de Convenções do RJ,Avenida Salvador Allende, 6555 –Rio de Janeiro – RJ |http://www.riooilegas.com.br].

Grupo Combustol & Metalpó (www.combustol.com.br) -Fundado em 1959, é uma das principais corporações do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó. Atende às maiores empresas dos ramos de siderurgia, metalurgia e petroquímica no Brasil, exporta para mais de dez países, entre eles, Argentina, México, China e Indonésia, além de possuir parcerias tecnológicas com várias companhias internacionais de ponta.

Emprega mais de 600 funcionários, em três unidades localizadas nas cidades de São Paulo – a principal, com uma área de 30 mil metros quadrados, Rio de Janeiro e Contagem (MG).

O Grupo Combustol & Metalpó é o principal produtor de pós metálicos e peças sinterizadas no Brasil; considerado o maior fornecedor de fornos industriais brasileiro e, recentemente, a Combustol tornou-se a única companhia nacional a possuir fornos em todas as grandes siderúrgicas nacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira