Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2012 - 08:40

CTGÁS-ER firma parceria com instituições alemãs


A parceria estabelecida no dia 08 de agosto (quarta-feira), entre o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER) e as instituições alemãs RLP AgroScience, Institut für Agrarokologie, Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH e Mikroglass amplia os horizontes para o desenvolvimento de pesquisas, serviços técnicos e tecnológicos, inovação e educação profissional, agregando valor em áreas de interesse mútuo.

O objetivo é a cooperação que possibilite transferência tecnológica e inovação com atividades direcionadas, principalmente, para a indústria química, de materiais e de energias renováveis, além de englobar ações voltadas para a preservação do meio ambiente.

Com o RLP AgroScience, Institut für Agrarökologie, especializado em agroecologia, será assinado Memorando de Entendimento para realização de pesquisas sobre produção de energia a partir de material de resíduo orgânico; gestão de águas residuais e obtenção de água limpa; química e tecnologia ambiental; sistemas de irrigação inovadores; uso de dados digitais e sistemas de informação geográfica (SIG); e energias eólica e solar.

Com o Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH, especializado em microprocessos tecnológicos, também será assinado Memorando de Entendimento para desenvolvimento de pesquisas em tecnologia de energia, catálise, gás natural e energias renováveis.

Com o Mikroglass, especializado em microestruturas de vidro, será assinado um Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de projetos e consultoria em áreas relacionadas a gás natural e energias renováveis, formação e aperfeiçoamento de recursos humanos, serviços técnicos e tecnológicos.

Para o diretor de Tecnologias do CTGAS-ER, Pedro Neto Nogueira Diógenes, “o estabelecimento dessas parcerias confirma a disposição do Centro de estar sempre buscando novos caminhos no que tange à pesquisa em suas áreas de excelência que são o gás natural e as energias renováveis”.

Para a diretora executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão de Lima, “os entendimentos celebrados hoje propiciarão a constante troca de conhecimentos entre instituições que são referência mundial no desenvolvimento de tecnologias e na formação profissional, o que coloca o Centro na linha de frente da educação profissional e inovação tecnológica”.

Informações gerais sobre as instituições -Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) – parceria entre a Petrobras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade sem fins lucrativos, atuando, inicialmente, em projetos relacionados ao gás natural e, desde 2009, atuando também na implantação de projetos no segmento de energias renováveis com foco, principalmente, em energia eólica e solar. Referência em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, o Centro tem competência reconhecida em educação profissional, no desenvolvimento de cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos e especialização técnica e já contribui na educação em nível superior por meio de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RLP AgroScience, Institut für Agrarökologie – entidade sem fins lucrativos que vem desenvolvendo pesquisa aplicada em agricultura e meio ambiente há mais de 20 anos, dedicando-se, atualmente, à química ambiental e ecotoxicologia; sistemas de informação ambiental; tecnologia ambiental, conservação de recursos e uso de resíduos orgânicos. Com projetos em vários países da Europa, tem colaborações estabelecidas na América do Sul, América do Norte, Ásia e África. Seus principais parceiros são indústria, órgãos públicos e universidades.

Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH (IMM) – desenvolve sistemas reformadores completos para combustíveis convencionais e renováveis, atuando em todos os níveis da cadeia de valor, desde a criação de modelos e estudos de simulação até o desenho do reator e sua produção, realizando testes do sistema completo. Seu conhecimento em tecnologia de hidrogênio líquido engloba conceitos inovadores de armazenamento e distribuição para produção descentralizada e combinada de calor e energia.

Mikroglas – atua na microestruturação do vidro para diversas aplicações em sensores, biotecnologia e processos químicos. Seu foco está no desenvolvimento e na produção de componentes para biotecnologia, micro engenharia de processos e laboratórios químicos, possibilitando melhor controle de reações químicas, maior rendimento, seletividade e segurança; melhor eficácia; e produção sustentável.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira