Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2012 - 09:40

A experiência francesa à frente da inovação e da cooperação para a Rio Oil & Gas 2012

De 17 à 20 de setembro próximos ocorrerá, no Rio de Janeiro, a 16ª edição do salão Rio Oil & Gas. Após 30 anos de existência, o evento é atualmente o 2° maior evento da área de energia no mundo, atrás apenas do OTC Houston, nos Estados Unidos. Segundo o Instituto brasileiro do Petróleo (IBP), organizadora do evento, a última edição em 2010 recebeu 1300 expositores provenientes de 51 países diferentes e contou com mais de 53.000 visitantes durante os quatro dias de evento.

Como visto em eventos anteriores, a presença estrangeira em 2012 será significativa e diversas missões comerciais são previstas, denotando o protagonismo do setor energético do Brasil no mundo após a descoberta dos campos do Pré-Sal em 2007. A França será um importante ator do salão e contará com 48 empresas, dois pólos de competitividade e dois centros técnicos no Pavilhão França, organizado pela UBIFRANCE Brasil, que estarão no Brasil a fim de estabelecer acordos de cooperação bilaterais. Essa será a maior missão comercial francesa já organizada no setor de energia no Brasil.

Como parte do progressivo fortalecimento dos laços comerciais franco-brasileiros, foi assinado, em 2011, um Memorando de Entendimento em São Paulo, entre o Ministério da Indústria francês e o Ministério do Desenvolvimento brasileiro para o desenvolvimento de parcerias tecnológicas e comerciais. Já em maio de 2012, no âmbito do Salão Mecânica e com o apoio da UBIFRANCE, diversos acordos também foram estabelecidos entre pólos de competitividade franceses no setor da mecânica e atores brasileiros e espera-se que , em setembro no Rio Oil & Gas 2012, seja assinado um acordo global de cooperação baseado sobre projetos de inovação conjuntos. Esse acordo permitirá aumentar os laços entre o Brasil e a França e garantir o desenvolvimento de uma parceria estratégica importante para os Apoios Produtivos Locais (APL) e seus homólogos franceses, os Polos de Competitividade MER PACA, MER BRETAGNE e NOVALOG que serão acompanhados por uma dezena de pequenas empresas inovadoras, conhecidas mundialmente como start-ups.

No que se concerne à parte comercial, as 38 empresas francesas expositoras presentes no Rio de Janeiro em setembro terão a oportunidade de demonstrar seus avanços tecnológicos assim como o seu know-how, entrar em contato com inúmeros atores nacionais e internacionais do setor do petróleo e gás e, evidentemente, aumentar sua visibilidade em um dos maiores eventos de negócios do mundo.

Todas essas iniciativas que serão levadas ao Rio Oil & Gas 2012 terão por finalidade mostrar o aspecto concreto da colaboração de diversas agências, instituições e empresas francesas e brasileiras que permitirão o desenvolvimento de ambos os países em bases inovadoras e extremamente competitivas. [www.ubifrance.fr ]

Perfil - A Ubifrance é a agencia do governo francês para o desenvolvimento internacional das empresas. A nossa rede internacional é composta por 80 escritórios em 60 países. No Brasil, contamos com uma equipe de consultores franceses e brasileiros organizados em dois escritórios – um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro - que aliam competência e experiência para: Informar as empresas francesas sobre os aspectos econômicos, jurídicos, normativo e competitivo para sua implantação no mercado brasileiro; oferecer apoio às exportações e investimentos; assessorar as empresas em seus processos de aproximação com o mercado através da ajuda na definição de estratégias comerciais e busca de parcerias comerciais e industriais (prospecção); orientar os empresários acerca dos financiamentos públicos para empresas francesas e garantir a promoção da tecnologia e dos produtos franceses junto a instituições e profissionais brasileiros através da participação coletiva em salões profissionais, encontros B2B, foros de negócios multi-setoriais, apresentações de produtos franceses, comunicação com a imprensa especializada, etc..

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira