Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2012 - 08:18

Carreira de diplomata ganha espaço no mercado brasileiro com a criação de 400 vagas

Curso Clio já prepara novas turmas de profissionais com nível superior em qualquer área para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 2013.

Por seu caráter multidisciplinar, a carreira de diplomata vem despertando cada vez mais o interesse de profissionais de diversas áreas, podendo ser feito por médicos, engenheiros, economistas, jornalistas e graduados em todas as áreas. Trabalhando desde 2003 para atender a essa crescente demanda, o Curso Clio – pioneiro na criação de um mercado preparatório para a carreira diplomática –, hoje é líder em preparação nacional para ingresso no Instituto Rio Branco, já tendo aprovado 420 diplomatas no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), realizado anualmente desde 1946.

Em 2011, 100% dos novos diplomatas admitidos foram preparados pelo Curso Clio. Em março deste ano, 400 novas vagas para a carreira foram criadas pela lei 12.601/12, que deverão ser preenchidas gradualmente.

“Todos os anos, entre seis e nove mil candidatos de todo o país se inscrevem para o concurso, que tem uma série de atrativos, em especial o caráter totalmente democrático de acesso. Passam os que estiverem mais bem preparados e, em seus quase dez anos de existência, o Curso Clio tem tido papel fundamental nesses resultados”, afirma Raphaela Serrador, diretora da instituição. Ao lado de João Daniel Almeida, historiador e mestre em Política Internacional, a também historiadora Raphaela fundou o Curso Clio em 2003, quando ambos começaram a dar aulas particulares para um grupo de alunos que se preparava para o concurso.

“A experiência gerou um retorno tão positivo de novas demandas que, logo em 2004, nos mudamos da pequena sala em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, para a atual sede, no Centro”, relembra Raphaela, destacando que, hoje, são cerca de 3 mil alunos em todo o país, com unidades presenciais no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, além dos modelos de cursos a distância e telepresenciais em outras 12 cidades e também online.

Desde 2004 conquistando os melhores índices de aprovação nacional, o Curso Clio já está com inscrições abertas no site www.cursoclio.com.br para o curso Regular (duração de 20 semanas), nas plataformas presencial e telepresencial, para os interessados no concurso de 2013. Aqueles que não podem se deslocar para as unidades presenciais e telepresenciais podem optar pelos Cursos de Apoio aos Estudos, oferecidos em plataforma on line.

Estudo multidisciplinar é pré-requisito para a carreira de diplomata -O Curso Clio regular reúne todas as disciplinas exigidas na prova de diplomata, que podem ser cursadas juntas ou de forma independente: História do Brasil; História Geral; Política Internacional; Geografia; Economia; Direito Internacional; Direito Interno, Inglês; Português; Literatura Brasileira, Redação em Português; Redação em Inglês e Língua Estrangeira Instrumental (Francês e Espanhol).

O valor varia conforme cada disciplina e o número de disciplinas desejadas, devendo ser consultado no ato da matrícula. Duas vezes por ano, geralmente em março e agosto, o Curso Clio oferece o Bolsão Clio, que dá bolsas de até 90% a qualquer candidato que obtenha boa classificação nas provas do concurso interno do curso. A proposta do bolsão não é selecionar os candidatos mais bem preparados, mas aqueles com maior potencial.

Os cursos de Apoio aos Estudos, oferecidos na plataforma on-line, oferecem as disciplinas de 1ª a 3ª fases do Concurso. Por meio deles, os estudantes têm acesso a leituras recomendadas, realizam simulados cronometrados, acessam o gabarito comentado por professores, tiram dúvidas e participam de um ranking nacional, baseado nas notas de todos os candidatos.

Os cursos telepresenciais podem ser feitos nas unidades de Maceió (AL), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP) e na capital paulista, no bairro da Consolação.

Com um corpo docente de excelência e metodologia focada na flexibilidade necessária para se adequar a novas situações e mudanças no cronograma e programa do concurso, o Curso Clio oferece também curso de exercícios.

A carreira de diplomata -Representar o Brasil em qualquer discussão que envolva outras nações ou organismos internacionais, negociar acordos que tragam benefícios ao nosso país e promover nossa cultura no exterior são algumas das atribuições da carreira de diplomata, que tem salário inicial de R$12.962,12.

O profissional da diplomacia é o condutor da política externa brasileira na discussão de diversos temas, como comércio exterior, proteção aos direitos humanos, meio ambiente e tecnologia, entre outros. Ao ser aprovado no CACD, o diplomata ingressa como Terceiro Secretário no Programa de Formação e Aperfeiçoamento - Primeira Fase (PROFA-I), o Mestrado em Diplomacia do Instituto Rio Branco, com duração de dois anos. Nesse período, o diplomata estagia em um departamento no Ministério das Relações Exteriores, no Brasil.

Ao longo da carreira, nos períodos em que estiver no Brasil, o diplomata pode atuar nas áreas Geográfica, Temática, Comercial, Consular e Administrativa. Já no exterior, o profissional pode atuar em Embaixadas, Consulados ou em Delegações, Missões ou Escritórios.

O concurso -A preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata é dividido em quatro fases ao longo do ano.

A primeira fase é uma prova objetiva com questões de Português; História do Brasil e História Mundial; Geografia; Política Internacional; Inglês; Noções de Economia; Noções de Direito Interno e Internacional Público.

Na segunda fase, é aplicada uma prova de redação em Língua Portuguesa. A terceira etapa é composta de provas discursivas de História do Brasil; Geografia; Noções de Direito Interno e Internacional Público; Noções de Economia; Política Internacional e Inglês. A quarta e última fase é a prova de Língua Estrangeira Instrumental (Espanhol e Francês).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira