Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

23/06/2012 - 11:01

Mofo: um vilão exterminável


O verão passou e aquela parede que, antes, estava linda e uniforme, encontra-se agora com manchas escuras e até mesmo fofas em algumas partes. Mofos se desenvolvem indiscriminadamente e não há nada que se possa fazer para impedi-los. Reconhece os sinais? Sim, o terrível mofo ataca novamente e, dessa vez, você - e a sua casa - foram as vítimas.

O mofo é um fungo que surge por meio de vários esporos - células praticamente microscópicas, que são encontradas flutuando no ar. Esses esporos preferem locais escuros e úmidos para dar início à proliferação da espécie. O Brasil, especialmente o Sudeste do país, oferece as condições ideais para que esse hóspede nada agradável entre na sua casa e sinta-se bastante confortável para arruinar sua parede, móveis e roupas.

Abaixo, seguem os procedimentos padrões realizados para a eliminação do mofo. Mas atenção: antes de se iniciar qualquer um deles, é necessário observar se há infiltrações em sua casa, ou qualquer problema de umidade, provenientes do teto (laje ou telhado), ou provenientes do solo. e identificar as causas para que isso aconteça. Qualquer problema desse tipo tem que ser devidamente corrigido antes da pintura.

Se o mofo já se instalou na sua casa, é necessário agir com a máxima rapidez para evitar que os prejuízos sejam maiores. É difícil, mas não impossível. Primeiro, resolver questões de infiltrações e umidades. Segundo, verificar se o processo de instalação do mofo se encontra em sua faze inicial, atingindo apenas a camada superficial da parede, ou numa fase mais avançada, atingindo a parede mais a fundo. Se em fase inicial, deve-se lixar a parede em que mofo se encontra, caso contrario será necessário usar uma espátula para uma limpeza mais eficaz.

Em seguida, prepare uma solução com três partes de água potável e uma parte de água sanitária, e lave a parede, esfregando com uma escova apropriada ou um pano e aguarde a secagem. Passe o Selador Acrílico Viniltex ou Vinilar, da Solventex, que é indicado para selar superfícies externas e internas de reboco novo, bloco de concreto, fibrocimento e concreto. Possui boa impermeabilidade e é de fácil aplicação.

Quando o selador secar - processo que leva cerca de 6h - então pinte com tinta antimofo. A Solventex possui quatro linhas de tintas acrílicas nas versões Premium, Standard e Profissional, indicados para pintura de superfícies externas e internas de alvenaria, bloco de cimento, concreto, fibrocimento, gesso e massa corrida, e versão Econômico, indicado para superfícies internas, somente. Todas elas com maior proteção contra o mofo.

É imprescindível que se respeite o tempo de secagem entre uma demão e outra, que pode levar até 12h. Mas, mesmo depois que todos esses procedimentos forem concluídos, é necessário seguir algumas dicas para evitar que o mofo retorne.

As rachaduras são grandes reservas de umidade, portanto, se a parede apresentar esse tipo de problema, você deve corrigir com Massa Corrida Viniltex ou Vinilar, da Solventex. A umidade, geralmente causada por infiltrações que pode vir da laje, teto ou solo, também precisa ser corrigida antes da pintura, sob pena de comprometer todo o trabalho. Outra questão importante é manter as paredes bem ventiladas, secas, sem poeira e gordura. Assim, além de fazer um trabalho duradouro, você estará evitando que o mofo se instale e se desenvolva.

O mofo já tomou conta de carpetes e cortinas? Vinagre neles! O vinagre é um ótimo fungicida, auxiliando na limpeza de tecidos já manchados pelo mofo. Evite que sua mobília fique muito próxima às paredes. Se você não deixar um espaço de cerca de uns cinco centímetros, além de impedir a circulação de ar naquele local, você estará criando um ambiente perfeitamente escuro e frio para a propagação do mofo.

Muitos armários já vêm com pequenas áreas de ventilação, justamente para evitar o aparecimento de mofo. Mas se elas não funcionarem da forma que deveriam, aposte em giz (desses que se usa em lousa de escola). O giz absorve a umidade, o que ajuda a evitar o aparecimento de mofo.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira