Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2012 - 11:08

Imperator reinaugurado na Zona Norte do Rio

Totalmente reformado, o espaço oferece cinemas, teatro, sala de espetáculos e de exposições, terraço verde, café e restaurante ??

Os moradores da Zona Norte receberam no dia 12 de junho (terça-feira), da Prefeitura do Rio, o Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Méier, onde funcionava a famosa casa de shows. Fechado desde 1995, o espaço foi reformado pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria municipal de Obras, totalizando investimentos de R$ 28 milhões.

O prefeito Eduardo Paes abriu a noite de inauguração, que teve como atração principal show de Diogo Nogueira, filho do sambista João Nogueira, com participação de Alcione e da bateria da Portela.

- É uma alegria devolver esse espaco tão tradicional na Zona Norte. Representa mais um símbolo desse Rio que renasce, além de homenagear um super carioca suburbano, que encantou esta cidade e deixou uma família linda com uma grande voz, seu filho Diogo – disse o prefeito.

Totalmente repaginado, o espaço conta agora com atrações em todos os pavimentos. No primeiro andar, há um café, um bar e um teatro com 607 lugares, que conta com cadeiras retráteis, o que possibilita a transformação do espaço em arena para shows com capacidade de até 1500 convidados. No segundo andar, estão as três salas de cinema (duas com 120 lugares e outra com 168) e, no terceiro, a sala de exposições. No terraço, funciona o Espaço Rio de Janeiro, uma área livre onde também foi instalado um restaurante.

- A Zona Norte tem hoje um espaço onde as pessoas, além de conhecer um pouco da história de João Nogueira, poderão curtir cinema, teatro e exposições. Faltava algo assim no Rio, em especial na Zona Norte. Estou muito feliz por prestar essa homenagem ao meu pai. O samba, sem dúvida, está em festa – afirmou Diogo.

O Centro Cultural João Nogueira será aberto ao público no próximo dia 15 com o lançamento do projeto Sambabook, que homenageará João Nogueira. O projeto musical resgata a importância da obra do sambista e acaba de ser lançado pela Musickeria. Gravado no final de 2011, o Sambabook João Nogueira reuniu um time de grandes nomes da nossa música e ganha agora o formato de espetáculo musical, com apresentações de Diogo Nogueira e da bateria da Portela nos dias 15 e 16 de junho. ??

Também estiveram na inauguração os secretários municipais de Cultura e Obras, Emilio Kalil e Alexandre Pinto; o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho; o presidente da RioUrbe, Armando Queiroga; e o sub-prefeito da Zona Norte, André Luiz dos Santos.

O Imperator -Aberto ao público em 1954, como Cine Imperator, foi considerado o maior cinema da América Latina, com capacidade para 2.400 pessoas. Durante décadas foi uma referência na cidade, mas em 1986, com o declínio da frequência às salas de cinema de rua, o Cine Imperator fechou as portas. Cinco anos mais tarde, reabriu como casa de shows e espetáculos para receber grandes nomes da música nacional e internacional. Pisaram em seu palco Shirley MacLaine, Rita Lee, Bob Dylan, Tina Turner, Roberto Carlos, Tom Jobim, Tim Maia, Caetano Veloso, Barão Vermelho, entre muitos outros.

Em 1995, o Imperator foi fechado definitivamente. Agora, após 16 anos de abandono, o espaço foi devolvido à cidade como Centro Cultural João Nogueira, para ser um pólo de cultura, lazer e entretenimento para os moradores do Grande Méier e de todo o Rio.

O Centro Cultural João Nogueira fica na Rua Dias da Cruz, 167, Méier.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira