Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2012 - 08:35

Santos Export completa dez anos registrando avanços e discutindo o futuro do cais santista

Décima edição do fórum internacional acontece no mês de agosto e vai reunir iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil no Casa Grande Hotel, em Guarujá (SP).

O Porto de Santos vem apresentando taxas de crescimento há mais de uma década e deve superar, neste ano, a marca de 100 milhões de toneladas movimentadas. Atualmente, por exemplo, já é o 41° do mundo no trânsito de contêineres. Junto com todo este desenvolvimento, no entanto, estão as dificuldades e os obstáculos que precisam ser superados e a necessidade, cada vez maior, de que iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil discutam e planejem, em conjunto, o futuro do principal complexo do Brasil e da América Latina.

Este é justamente o objetivo do Santos Export - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, evento promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e Una Marketing de Eventos que chega em 2012 a sua décima edição. O encontro acontecerá dia 14 de agosto, das 8 às 18 horas, no Casa Grande Hotel, em Guarujá, e vai abordar questões como a relação Porto-Cidade, os investimentos públicos e privados necessários para o aperfeiçoamento do cais santista, além de apresentar um balanço do que foi discutido ao longo de dez anos de fórum.

"Quando lançamos o projeto em 2003 começamos com uma agenda de temas, que hoje se tornou realidade como, por exemplo, o fortalecimento da relação entre a sociedade e o porto. Novas situações apresentam cenários igualmente inéditos. O aprofundamento de 15 metros do canal do estuário e os terminais que entrarão em operação representam o aumento do movimento de cargas e, consequentemente, o surgimento de desafios para que o porto se mantenha firme em seu crescimento", destaca o diretor da Una Eventos, Fabrício Guimarães Julião.

O diretor presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, concorda: "Tivemos grandes avanços no porto ao longo dos dez anos de Santos Export, mas as perspectivas de aumento na movimentação de cargas exigem discussões permanentes sobre os rumos do complexo. Este é o grande papel do fórum, colocar em pauta os assuntos fundamentais para que esta evolução seja sustentável".

Londres - Além da programação de debates e palestras no dia 14 de agosto, uma comissão técnica formada por empresários e agentes públicos vai percorrer os principais portos de Londres, entre os dias 15 e 21 de setembro. "O sucesso do Santos Export tem relação com estas viagens. Nas outras edições do fórum, pudemos conhecer complexos importantes na Ásia, Europa e América do Norte, que nos permitiram trazer novas ideias e fazer comparações com o desempenho do nosso porto", explica Fabrício Guimarães.

Este intercâmbio é essencial porque o cais santista serve de exemplo para os outros complexos no Brasil e na América Latina, ressalta o secretário executivo da Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), Matheus Miller: "As viagens trazem a possibilidade do contato com outras realidades, de forma que podemos encontrar soluções para problemas que enfrentamos. Nossas decisões e soluções acabam influenciando outros portos brasileiros e latino-americanos, sempre atentos ao que acontece aqui".

A possibilidade de participar de um fórum permanente de discussões é o que chama a atenção do diretor presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda. "O Santos Export faz parte diretamente do desenvolvimento do porto. Nestes dez anos, temas cruciais foram discutidos e a Santos Brasil tem o orgulho de ter participado, contribuindo para o crescimento sustentável do complexo. Um debate constante é que permite a concretização e aperfeiçoamento do que foi planejado", afirma.

Diretor de Planejamento da Codesp, Renato Barco ainda destaca outro aspecto do fórum: "O futuro do porto não depende apenas das empresas e dos órgãos governamentais, mas, principalmente, das pessoas envolvidas no processo. O Santos Export possibilita este encontro para troca de informações e ideias e a aproximação de quem toma as decisões, sem aquela urgência do dia a dia. São nestes momentos que é possível discutir os rumos do cais santista".

Santos Export -Em sua décima edição, o Santos Export é considerado pelo mercado o principal fórum sobre o tema no País em função do alto nível de debate que produz e pelos especialistas que atrai. E, em 2012, além de debater as questões pontuais do cais santista, trata também de apresentar o modelo portuário inglês, tema de destaque da programação este ano. O evento promoverá ainda uma viagem internacional na qual empresários e autoridades poderão conhecer, in loco, portos da capital inglesa.

.[Santos Export 2012 - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos , no dia 14 de agosto de 2012, das 8 às 18hs - Casa Grande Hotel, Av. Miguel Stéfano, 1001 - Guarujá- SP].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira