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30/05/2012 - 09:53

Apex-Brasil e APRO renovam convênio para fomento internacional da produção audiovisual brasileira

Projeto FilmBrazil – que tem a Apex-Brasil como parceira desde 2005 – entra em seu décimo ano de sucesso com importantes resultados para a imagem brasileira no exterior como polo de produção audiovisual publicitária; assinatura do convênio faz parte da programação do Seminário Exportar é Inovar.

São Paulo– A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) renovaram no dia 29 de maio (terça-feira), em São Paulo, o convênio do Projeto Setorial FilmBrazil para 2012-2014. Por meio do convênio, serão investidos, nos próximos dois anos, R$ 4,5 milhões nas ações do Projeto com o objetivo de promover para o mercado internacional os serviços de produção de obras audiovisuais publicitárias brasileiras.

A manutenção do convênio garante a continuidade do Projeto FilmBrazil (parceria da Apex-Brasil com a APRO desde 2005), que promove o fortalecimento internacional do Brasil como polo produtor de audiovisual. Somente em 2011, a parceria da Apex-Brasil com a APRO atraiu ao País trabalhos que movimentaram US$ 11,5 milhões com obras publicitárias estrangeiras. Internamente, o mercado brasileiro de produção audiovisual publicitária movimenta, por ano, cerca de R$ 4,5 bilhões, com a produção de 13,5 mil filmes publicitários, aproximadamente.

A assinatura do convênio faz parte da programação do Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, que tem o objetivo de oferecer às empresas do setor informações sobre o trabalho de promoção de exportações realizado pela Apex-Brasil e sobre como os empresários podem ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pela Agência.

Dez anos de FilmBrazil -O Projeto FilmBrazil comemora uma década neste ano mostrando ao mercado internacional que o Brasil possui qualidade técnica, inovação e criatividade, conectando profissionais de todo o mundo. O foco é a promoção do setor para o mercado externo, de maneira que clientes globais enxerguem as empresas e os profissionais brasileiros como aptos para trabalhar em qualquer produção audiovisual, do começo ao fim, e não apenas em partes do “pacote” de serviços.

“O segmento de produção publicitária brasileira é reconhecidamente um dos mais criativos do mundo e nossa parceria com a APRO, por meio do Projeto FilmBrazil, vem contribuindo para ampliar ainda mais essa reputação lá fora”, explica o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini. “A renovação do convênio com a APRO reforça a confiança da Apex-Brasil em um setor pautado pela criatividade de suas criações e pela qualidade de seus profissionais”.

Para a presidente da APRO, Leyla Fernandes, a parceria com a Apex-Brasil possibilita a manutenção do trabalho de fortalecimento da imagem das empresas e da indústria publicitária brasileira aos olhos de importantes players internacionais. “O profundo entendimento que a APRO possui do setor, unido às ferramentas e aos conhecimentos de negócios internacionais de que a Apex-Brasil dispõe, são fundamentais para que o FilmBrazil continue atingindo seus objetivos”, explica. “Estamos muito satisfeitos pela renovação de nossa parceria”, completa a presidente da APRO.

“Esse novo convênio coroa uma parceria de sucesso entre a Apex-Brasil e os criativos brasileiros na promoção da nossa produção publicitária junto a importantes mercados externos, bem como contribui para ampliar os resultados da balança comercial de serviços”, analisa o gestor do Projeto FilmBrazil na Apex-Brasil, Christiano Braga.

Para a gerente do FilmBrazil na APRO, Marianna Souza, o Projeto possibilita que o Brasil mostre para o mundo a capacidade dos fornecedores brasileiros de atrair produtoras e agências estrangeiras para filmarem no Brasil. “Nesta nova etapa do Projeto, estamos ressaltando a ideia do Brasil como um caleidoscópio de criatividade, diversidade cultural, capacidade de adaptação, inovação e ideias que podem se estabelecer no imaginário mundial”, explica.

Segundo Marianna, a participação no Festival de Cannes é apenas uma das diversas ações de fomento à produção audiovisual brasileira para a publicidade estrangeira. “Estamos diante de grandes desafios e oportunidades provenientes do novo cenário em que o Brasil está inserido, com a proximidade de grandes eventos, como a Conferência Rio+20, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016”.

Cannes Lions 2012-Com a renovação da parceria da APRO com a Apex-Brasil, o Projeto FilmBrazil terá, mais uma vez, forte presença institucional no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, maior evento do mercado de criatividade publicitária global, que se encontra em sua 59ª edição. Além de organizar o Lounge FilmBrazil – espaço à beira-mar para aproximar profissionais do mercado de publicidade de todo o mundo e seus pares brasileiros –, o Projeto mantém-se entre os maiores patrocinadores do Festival, com seu gigantesco banner sobre a porta principal do evento, que acontece no Palais des Festivals. Tudo isso é feito focando no posicionamento do Brasil como um polo de produção de excelência. Neste ano, o banner destaca a campanha “Braziloscope: Open Your Eyes”, criada pela Agência Zebra de Luxe.

Em 2012, o FilmBrazil também investe, pelo terceiro ano consecutivo, no patrocínio master da competição Film Craft do Festival de Cannes. “Em um universo em que tudo gira em torno da criatividade, nada mais justo do que existir uma discussão a respeito das características de produção de filmes. É principalmente por esse motivo que incentivamos o Film Craft”, explica a presidente da APRO, Leyla Fernandes. “Nossa criatividade sempre foi reconhecida e respeitada internacionalmente. Porém, quando se trata da produção audiovisual publicitária, ainda existe uma imagem distorcida. Nosso trabalho, que há alguns anos era visto internacionalmente como barato, hoje começa a ser reconhecido pela sua excelência em qualidade, profissionalismo e inovação”, destaca Marianna Souza.

Assim como ocorreu no ano passado, a grande visibilidade já conquistada pelo Projeto FilmBrazil promete ser compartilhada com outros projetos da Apex-Brasil durante o Festival de Cannes 2012, tais como os de moda, design, frutas, música, doces e vinhos. O Lounge FilmBrazil será palco de uma pocket party – patrocinada pelo Itamaraty / Ministério das Relações Exteriores – que contará com atração musical do Brasil e com aperitivos e bebidas típicas do nosso país.

O Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) oferecerá degustação de nossas frutas típicas, enquanto o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) oferecerá premiados espumantes brasileiros. Haverá ainda degustação de cachaça, produzida pela Santa Dose. A marca brasileira de cosméticos Sol de Janeiro – única empresa brasileira de cosméticos que tem distribuição dos seus produtos nas lojas Sephora por toda Europa – também marcará presença institucional no Lounge FilmBrazil.

A APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais é uma entidade sem fins lucrativos que vem atuando em nome da indústria audiovisual há mais de 30 anos, centrando seus esforços no fortalecimento do segmento e na qualificação de suas empresas através do estabelecimento de padrões de ética e práticas de mercado. Seus associados são responsáveis por mais de 80% de toda a produção audiovisual de publicidade no Brasil.

O Projeto FilmBrazil é uma parceria entre a Apex-Brasil e a APRO. Criado em 2002, promove internacionalmente a alta qualidade das produções publicitárias e a criatividade dos profissionais brasileiros. Tem o objetivo de fortalecer a imagem do Brasil como polo internacional de produção, subsidiando as produtoras nas suas ações e no melhor posicionamento de suas marcas no mercado internacional.

Apex-Brasil -A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de incentivar as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas do país, reforçando a imagem nacional no exterior e aumentando a atração de investimentos estrangeiros diretos.

Alguns dados sobre a produção audiovisual publicitária brasileira e o Projeto FilmBrazil: Mercado Brasil -Apesar dos altos e baixos da economia internacional, a indústria de publicidade vem crescendo no Brasil: + 8,5% em 2011.

Indústria de propaganda movimentou cerca de R$ 39 bilhões no País no ano passado. Mesmo com o crescimento das chamadas novas mídias (internet e mobile, por exemplo) a TV continua sendo a principal mídia para o mercado anunciante. Em 2011, representou 63% dos investimentos em propaganda. No que tange ao setor de produção audiovisual publicitária, em 2011 foram mais de 13 mil títulos registrados na ANCINE, movimentando cerca de R$ 4,5 bilhões.

Projeto FilmBrazil-O Projeto faz 10 anos em 2012 e desde 2005 tem a parceria com a Apex-brasil, representando assim sete anos de parceria.

Além de promover os serviços das produtoras brasileiras de filmes publicitários e de apoiar a “venda” institucional do nosso país como pólo de produção, o Projeto vem ajudando a estruturar o setor.

A partir da vivência internacional, hoje o Brasil está se relacionando com as associações similares à APRO nos principais países do mundo (EUA, Inglaterra e França, por exemplo).

2012 – Ano de Comemorações: início das comemoração pelos DEZ anos do Projeto FilmBrazil -Mesmo com todas as adversidades (“custo Brasil”, taxa de câmbio etc) o Projeto continua crescendo e demonstrando resultados: 2010 – US$ 8,1 milhões investidos em produções estrangeiras no Brasil: 2011 – US$ 11,5 milhões investidos em produções estrangeiras no Brasil. As produções internacionais aqui no Brasil tiveram um crescimento de 53% em 2011 em relação a 2010. 55% do total produzido aqui no Brasil foram com produtoras associadas a Filmbrazil.

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