Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2012 - 09:40

CTC/PUC-Rio e IBM lançam núcleo de referência em tecnologia Smart PUC-Rio

Parceria oferece soluções tecnológicas para a gestão de ativos para governo e empresas .

O Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e a IBM inauguraram na última semana o Núcleo de Referência em Tecnologia Smart PUC-Rio. A universidade entra com a pesquisa aplicada, geração e transferência do conhecimento e apoio à formação de recursos humanos. A IBM, fornecedora do software Maximo, oferece uma plataforma de desenvolvimento capaz de mapear demandas empresariais e gerar soluções para a gestão de ativos e serviços.

Neste primeiro momento, a parceria tem o objetivo de atingir três segmentos fortemente ligados à infraestrutura do país: Energia, Oil & Gas e Governo. A missão é entender a realidade das empresas e do governo, além de orientar estrategicamente a aplicação da Tecnologia IBM Maximo, sempre com foco em soluções inovadoras e resultados cada vez melhores. Serviços, custos, segurança, competitividade, gestão e automação de processos e alinhamento às conformidades existentes são alguns dos alicerces contemplados na plataforma IBM, que permite aos gestores tomadas de decisões mais seguras e a previsão de demandas cada vez mais próximas da realidade.

Gustavo Robichez de Carvalho, gerente de tecnologia do Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio, defende o uso da mobilidade como diferencial para a melhoria de gestão. “Através da aplicação eficiente da computação móvel, interligando os diversos setores que compõem uma empresa, é possível ter uma gestão mais econômica e eficiente de plantas e ativos”, diz ele. Cabe ao LES/PUC-Rio a proposição de modelos de uso inovadores e a formação de recursos humanos capazes de criar projetos decisivos para os resultados finais. “A universidade contribui com a geração de conhecimento e a transferência desse conhecimento, a IBM fornece a tecnologia e as empresas apresentam demandas que vão gerar resultados para a sociedade. Todos saem ganhando”, ressalta Robichez.

O Núcleo de Referência em Tecnologia Smart PUC-Rio sela uma parceria de mais de 20 anos entre a universidade e a IBM, com resultados já apresentados em diversos outros projetos. “Queremos estreitar laços com empresas responsáveis pela infraestrutura no país e o Núcleo chega para permitir a extração máxima de benefícios dos produtos da companhia, por meio de soluções customizadas às realidades de cada setor. Estamos entrando em uma nova era, gerando empresas, sociedade e cidadãos mais inteligentes”, reforça Joaquim Campos, executivo de canais de software da IBM. [www.ibm.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira