Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2012 - 09:40

Encontro carioca de Cotistas e Prounistas consegue avanços para estudantes de todo o país


Prefeito e senador Lindberg querem estender bolsa permanência para mais estudantes do programa.

Durante o último final de semana (26 e 27 de maio) mais de 750 estudantes do ensino superior estiveram reunidos na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, para o 2.º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas. Alunos de várias universidades da cidade propuseram melhorias para as iniciativas de benefícios sociais, além de avaliarem como está atualmente a participação de estudantes e das instituições de ensino no cotidiano destas políticas inclusivas.

No sábado (26/05) o destaque da programação foram as presenças do prefeito municipal Eduardo Paes, do senador Lindberg Faria, do presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do ProUni (CONAP), Valmor Bolan e da representante do MEC (Ministério da Educação) na CONAP, Paula Branco de Mello. Em sua fala, Paes garantiu estender a bolsa-permanência para todos os beneficiados do Programa Universidade para todos (ProUni) da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, apenas os estudantes que estudam em curso com carga horária de mais de 6 horas diárias recebem a bolsa-permanência do governo federal no valor de R$300,00.

Paes disse ainda que vai implementar a bolsa Pós-Graduação para os estudantes prounistas da cidade. Essa hoje é uma das principais reivindicações do movimento estudantil encabeçado pela União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ). Para o presidente da entidade, Igor Mayworm, o apoio do prefeito nesta proposta é uma conquista essencial para o crescimento do Brasil. “Muitos prounistas já estão se formando e essa bolsa vai ajudar a dar continuidade nos seus estudos e assim pode ampliar a pesquisa e extensão no país, ponto importantíssimo para o projeto de desenvolvimento nacional”, destacou.

Para a Coordenadoria da juventude da cidade que promoveu o evento em parceria com as entidades estudantis as conquistas foram grandes. “O Encontro foi importante porque reuniu e mobilizou os principais interessados em melhorias e no futuro do ProUni. Os estudantes devem agora se organizar e cobrar que as propostas virem realidade” destacou Igor Bruno, coordenador da juventude carioca.

Já o senador Lindberg Faria defendeu a proposta de enviar ao Senado um projeto de lei para estender o benefício da bolsa-permanência para todos os mais de 1 milhão de prounistas existentes no país.

Os estudantes também leram e entregaram uma carta para o prefeito e o senador. No documento eles reivindicam as promessas feitas por Eduardo Paes e Lindberg, além de pressionarem para que a conquista aprovada pela Câmara dos Vereadores no ano passado, a meia-passagem municipal para cotistas e prounistas, seja ampliada para todo o Estado. (documento anexo)

No domingo (27/05), a programação continuou com oficinas, atividades culturais e mais discussões sobre a garantia da diversidade em todos os espaços públicos a partir de políticas como a das cotas. Para o presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Daniel Iliescu, o Encontro também foi um sucesso. “Conseguimos o compromisso do prefeito e do senador com importantes e antigas reivindicações do movimento estudantil. Vamos cobrar para que as propostas sejam efetivadas e que possam beneficiar todos os participantes do programa”, afirmou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira