Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

29/05/2012 - 07:58

Monsanto planta mais de 7 mil árvores na Bahia em 2012


Dia do Meio Ambiente terá comemoração especial em Camaçari.

Nada melhor do que comemorar o Mês do Meio Ambiente, em junho, com o que a natureza mais precisa: preservação. Pensando nisso, a unidade da Monsanto em Camaçari (BA) realizou a plantação de 7 mil mudas de árvores nos últimos 12 meses. A previsão é de mais 7 mil plantios até dezembro deste ano.

Os números são possíveis graças ao compromisso da empresa com a implementação do Projeto Florescer - uma das iniciativas de maior destaque nas áreas de educação e responsabilidade socioambiental desenvolvidas com o objetivo de promover a educação ambiental da população das cidades vizinhas ao Polo Industrial, recuperação histórica e reflorestamento com árvores como o Camassary (Caraipa Densifolia / Fasciculata), espécie que deu o nome à cidade de Camaçari, fundada em 1549.

Comemoração – Para dividir esse compromisso com a comunidade, terá início no mês de junho a programação da Semana do Meio Ambiente da Monsanto Camaçari. O evento promoverá atividades voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente a fim de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Na ocasião, serão distribuídas sementes para o plantio de novas mudas. O objetivo da ação será proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer essa importante iniciativa da empresa, com visita ao local e explanação sobre o projeto.

Uma área da propriedade da Monsanto, não utilizada para operações industriais, acolhe a produção de árvores da Mata Atlântica, com ênfase na revitalização do Camassary, que tem elevado valor ambiental, histórico e cultural para a região, além de diversas plantas frutíferas. Desde a sua implementação, em 2010, mais de 15 mil árvores já foram plantadas. Além disso, o Projeto Florescer desenvolve uma reserva florestal no local de acordo com as características do ecossistema da região e promove atividades de educação e conscientização para a conservação da biodiversidade. Funcionários, contratados e a comunidade em geral estão envolvidos no projeto.

Resultados - Como resultado dessas ações, foi possível alcançar a melhoria das condições estéticas e climáticas do local por meio da criação da reserva florestal e fortalecer os corredores ecológicos regionais. Com a inserção da espécie Camassary na Região Metropolitana de Salvador, a Monsanto pôde contribuir para o resgate cultural e histórico do município de Camaçari e promover o engajamento da comunidade nos esforços de conservação da biodiversidade.

A Monsanto teve o valor ambiental do projeto reconhecido pelo WHC (Wildlife Habitat Council) – uma entidade não governamental sediada nos Estados Unidos e que atua em âmbito mundial – em 2010. Criada em 1988, o WHC atua ajudando proprietários de terra e instituições privadas a gerenciarem suas propriedades naturais de uma maneira ecologicamente produtiva e em benefício da vida selvagem.

Camassary é o nome dado pelos índios Tupinambás à espécie em questão. Ela significa árvore que chora, devido a sua intensa transpiração durante a noite. Forte e frondosa, ela foi muito utilizada como mastro de saveiros e na construção de outras embarcações no período colonial.

A Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura. Pioneira no desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta na área agrícola – herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas –, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e compartilha seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. A empresa está presente no Brasil desde 1963, onde possui cerca de 2.500 funcionários.

A Monsanto faturou R$ 2,8 bilhões no Brasil em 2011 produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis e De Ruiter). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis. [www.monsanto.com.br].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira